Um morador de Casa Grande entrou em contato com o Jornal CORREIO e portal de notícias CORREIO Online para relatar uma situação vivida na cidade. Segundo informou, uma ponte, que havia sido reformada, foi desmontada pela prefeitura. “Essa foi mais uma obra sem planejamento. A ponte da Serra do Pombal foi reformada pelos moradores há dois anos. E sem nenhuma comunicação, ela foi desmontada pela Administração Municipal, que não apresentou o projeto ou cronograma de execução e construção”, reclama. A prefeitura contesta a informação.
Ainda segundo informou o denunciante, a situação está causando prejuízos: “Agora, a construção está paralisada, prejudicando os produtores e visitantes. Solicitamos à administração municipal que apresente os motivos, o projeto e cronograma de execução, para que os moradores possam se organizar. Além disso, ressaltamos que a obra da ponte precisa ser executada o mais rápido possível, para evitar mais prejuízos”, pondera o leitor.
O outro lado
Em atenção ao ofício enviado pelo Jornal CORREIO, o prefeito Luiz Otávio Gonçalves e o secretário de Obras e Serviços do município, Sérgio Luiz Bruno de Miranda, refutaram a informação e apresentaram as razões pelas quais o procedimento teria sido realizado de tal forma. Em nota, afirmaram que, entre as públicas que a Administração 2017-2024 realiza está a constante manutenção das estradas rurais, “como primazia do direito de ir e vir do cidadão, bem como de preservar o escoamento da produção, o transporte escolar e o transporte de saúde, de forma segurança”.
Conforme destacam, ao todo, desde 2017, já são 35 pontes construídas / reformadas. Entre elas, a famosa Ponte do Peixe, uma das principais da área rural do município, que era reivindicada pela população há mais de 20 anos. E dando continuidade ao projeto de construção / reforma das pontes, na quinta-feira, dia 6 de julho, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços deu início à reforma da ponte da Serra do Pombal.
“O início das obras de reforma foi comunicado à população pelos próprios integrantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços. Estimava-se que no próprio dia 6 a obra fosse concluída. Mas ao remover os pranchões de madeira para trocá-los, identificamos que a sustentação da ponte, ou seja, as bases, estavam totalmente danificadas; já não havia quase pedra nenhuma no encalço. E sem viga de sustentação, era impossível colocar os novos pranchões. O que aconteceu, portanto, não foi falta de planejamento, mas um imprevisto. Registra-se que de acordo com as condições do terreno, era impossível verificar o estado das vigas, o que só foi permitido, com a retirada dos pranchões”, pontua.
Ainda segundo informam em nota, a compra dos materiais para fazer a viga foi efetuada imediatamente, e na sequência, foi solicitada a autorização do proprietário do terreno, Sr. Manoel, para a construção de uma ponte provisória no local onde a definitiva será construída. “Hoje [12/07], às 15h, já foi entregue à comunidade local uma ponte provisória de madeira. A partir da próxima semana, a ponte definitiva, com vigas de concreto e na forma estabelecida pelo projeto de engenharia, será construída a ponte definitiva. Pedimos desculpas à população local pelo transtorno e agradecemos a compreensão recebida. Hoje, com planejamento e eficiência, a ponte provisória já está funcionando para atender a toda população”, finalizam Luiz Otávio Gonçalves e Sérgio Luiz Bruno de Miranda.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 14/07/2023 - 11:20