Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 22° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,816 Euro agora: R$ 6,048
Região


Onda de poeira invade Congonhas e causa preocupação



foto: Nathália Coelho


 

Congonhas, uma cidade mineradora, enfrentou uma situação preocupante nesta manhã de quinta-feira, 13. Uma densa onda de poeira tomou conta do município, causando transtornos para a população local. A poeira é oriunda de empresas como a CSN, que desempenham atividades na região. 

Os moradores há muito tempo lidam com os impactos ambientais decorrentes dessa atividade econômica. No entanto, a intensidade da onda de poeira desta vez parece ter ultrapassado os limites aceitáveis, causando alarme na população.

Além dos problemas de saúde, a poeira também prejudica a qualidade de vida, deixando ruas, casas e estabelecimentos comerciais cobertos por uma fina camada de sujeira. A visibilidade reduzida nas vias públicas torna a condução de veículos ainda mais perigosa.

Em nota, a CSN se manifestou. Leia na íntegra:

A CSN Mineração realiza uma série de ações para reduzir a emissão de particulados. Entre elas estão a umectação de vias, aspersão de pilhas e utilização de polímeros. Além disso, a Companhia realiza de forma ininterrupta um trabalho de cobertura vegetal dos taludes e de todas as demais áreas, porventura, desnudas e que podem, pela ação dos ventos, gerar poeira. Nesta época do ano, as ações são ainda mais intensificadas, em função da possibilidade de ocorrerem ventos fortes. No dia de hoje, por exemplo, foram registrados ventos anormais, de quase 50Km/h, o que pode acarretar uma maior movimentação de particulado, apesar de todas as medidas preventivas tomadas pela Companhia. Outro ponto importante a ser observado é a presença de outras atividades, similares às nossas na região, que também contribuem com a geração da poeira.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CSN MINERAÇÃO

A prefeitura de Congonhas também se pronunciou por meio de nota:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural informa que solicitou a paralisação das atividades das mineradoras e que a mesma intensifique todas as ações de mitigação e controle ambiental até a normalização dos particulados no ar. Além disso, a equipe de fiscalização ambiental está tomando todas as providências cabíveis.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 13/07/2023 - 12:19


Comente esta Notícia