Com a chegada das baixas temperaturas, a prefeitura de Congonhas intensifica o atendimento às pessoas em situação de rua. As equipes do Serviço de Abordagem Social do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) unem-se à Defesa Civil e à Guarda Municipal para percorrer a cidade, orientando sobre os serviços disponibilizados pelo município e fornecendo agasalhos, cobertores, alimentos, kits de higiene e acolhimento na casa de passagem para aqueles que aceitarem.
O plano de contingência do plantão noturno para enfrentar o frio foi iniciado em 17 de maio e, até o momento, foram realizadas 282 abordagens noturnas. As equipes continuarão com as ações enquanto as temperaturas permanecerem baixas. Os atendimentos ocorrem não apenas na sede do município, mas também em postos de gasolina, debaixo de pontes e em bairros mais distantes do centro.
As equipes do CREAS cadastram as pessoas abordadas que ainda não estejam cadastradas, para que recebam apoio e assistência social. Caso você conheça alguém em situação de rua, pode entrar em contato com a Defesa Civil no Edifício JK, no Centro, ou pelo telefone 199. Outra opção é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na rua Padre João Pio, 121, Centro, com os telefones (31) 3731-1283 ou 98481-9484. O serviço de abordagem social à população de rua é realizado de forma contínua pelo CREAS ao longo de todo o ano.
Frio continuará nos próximos dias, segundo o Climatempo, com temperaturas mínimas durante a noite atingindo 8 graus no sábado (dia 8) e 10 graus no domingo (dia 9). No entanto, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa devido ao vento.
A Defesa Civil recomenda precauções para enfrentar essa onda de frio:
Não acender churrasqueiras em ambientes fechados;
Não usar fogo como forma de aquecimento em casa;
Usar camadas de agasalhos, mas que sejam fáceis de remover em caso de emergência;
Evitar dormir próximo a aparelhos elétricos usados para aquecimento;
Evitar ambientes abertos ou úmidos;
Em caso de necessidade, acionar o serviço de emergência de saúde.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 09/07/2023 - 13:20