A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos infectados, especialmente o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense).
É importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de evitar a doença. Algumas medidas preventivas incluem evitar áreas infestadas por carrapatos, usar roupas compridas e claras, aplicar repelentes de insetos, examinar o corpo regularmente após atividades ao ar livre e tratar animais de estimação com produtos anti-carrapatos.
Caso você ou alguém próximo apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele após ter sido picado por um carrapato, é importante procurar um médico imediatamente, pois a febre maculosa pode ser fatal se não for tratada adequadamente.
Retirar o carrapato do corpo o mais rápido possível reduz o risco de infecção. Por outro lado, se isso for feito da maneira errada, pode haver a liberação das bactérias e aumento do risco de transmissão da doença.
Procure o carrapato
Em geral, a picada do carrapato não causa sintomas. Além disso, eles podem ser muito pequenos. Na fase de ninfa, onde ocorre a maior parte dos ataques, o animal é do tamanho de um carrapato. Então é preciso vasculhar o corpo em busca deles, em especial em locais mais "escondidos", como atrás da orelha, no pescoço, na região da virilha e em baixo das mamas.
Não utilize as mãos
O jeito ideal de retirar o carrapato é com uma pinça. Se o objeto não estiver disponível, podem ser utilizados algodão ou uma gaze. Jamais utilize as mãos.
Torção constante
Com a ajuda da pinça, puxe devagar o carrapato, meio de uma leve torção, para que sua boca solte a pele, seguido de um, movimento constante para cima.
Se a parte da boca do animal ficar grudada, higienize a pinça, as mãos e remova o restante com cuidado.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 26/06/2023 - 11:20