Reprodução Internet
A equipe do MG Transplantes, realizou uma importante missão no município de Barbacena, na quinta-feira, dia 23.Sete órgãos foram captados para serem utilizados em transplantes e salvar vidas.
As aeronaves King Air 350 e Guará 02 transportaram uma equipe de oito médicos e enfermeiros para levar um coração, um pâncreas, um fígado, dois rins e duas córneas para uma operações de urgência na cidade. A operação contou com a ajuda do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave).
Os órgãos captados foram levados para o Complexo Hospitalar de Barbacena, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). “Para nós, é muito importante esse momento, onde conseguimos, diante do diagnóstico da morte encefálica, oferecer para a família a possibilidade da doação”, diz transforma a perda em esperança para que outras pessoas tenham melhor qualidade de vida”, afirma o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do hospital, Márcio Resende. “É uma forma de ressignificar a dor. Afinal, transforma a perda em esperança para que outras pessoas tenham melhor qualidade de vida”, acrescenta.
Órgãos podem ser doados mediante autorização familiar
O diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado, destaca que um único doador pode salvar oito ou mais pessoas que aguardam por transplantes. Ele reforça a importância de conversar com a família sobre a vontade de doar órgãos e tecidos. Essa decisão pode ser feita apenas acom autorizar da família.Segundo ele, o uso compartilhado das aeronaves é uma iniciativa do governador Romeu Zema (Novo) para dar apoio estratégico em diversas missões. Essas tarefas incluem o transporte de órgãos para transplante, salvando vidas e levando esperança para a população de Minas Gerais. Somente em 2022, 1.960 transplantes de órgãos e tecidos foram realizados no Estado.
Fonte: Diário do Comércio
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 25/06/2023 - 13:39