O Coletivo Ideias Coloridas e Info LGBTQIA+ realizará neste domingo, dia 25, às 10h, na Praça do Cristo, um ato contra a homofobia. Segundo os organizadores, o evento contará com a presença de artistas da cidade, convidados da resistência LGBT, representantes do poder legislativo, entre outros.
“Durante o manifesto teremos tendas com profissionais da saúde, que estarão orientando as pessoas sobre a importância do autocuidado e também vacinação”, explica Vinícius Maia, presidente do InfoLGBTQIA e idealizador do evento.
Vinícius Maia, presidente do InfoLGBTQIA
Atualmente, Lafaiete conta com um Comitê de Equidade Municipal e segundo Val Andrade, vice-presidente do Coletivo Ideias Coloridas e também organizadora do evento, ele segue o Plano Operativo Estadual e está trabalhando no Plano Operativo de Saúde LGBT Municipal. “É uma ação conjunta com a Secretária de Saúde”, conclui a ativista.
Val Andrade, vice-presidente do Coletivo ideias Coloridas
Dia do Orgulho LGBT+: entenda a história do dia 28 de junho
No dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBT+ no mundo todo como uma forma dessa população e seus aliados lutarem por direitos e igualdade.
Já no Brasil, existe o Dia Nacional do Orgulho Gay, que acontece em 25 de março, com o mesmo objetivo, mesmo que traga destaque para a sigla G do movimento.
Rebelião de Stonewall
Em 28 de junho de 1969, a polícia de NY realizou uma inspeção no Stonewall Inn, um bar frequentado pela comunidade LGBTQIA+. A abordagem agressiva da polícia gerou revolta entre os presentes e resultou em uma rebelião que durou várias horas.
Esse episódio marcou o início de uma série de manifestações que ocorreram por cinco dias nos arredores da cidade e mobilizaram milhares de pessoas.
Esse acontecimento é considerado um marco na luta pelos direitos da comunidade LGBT e inspirou movimentos de resistência no todo o mundo.
O episódio, que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall, impulsionou o surgimento de organizações LGBTQIA+ e a criação do Dia do Orgulho LGBT, celebrado anualmente no dia 28 de junho em memória aos eventos ocorridos a partir daquele dia de repressão que entrou para a história.
No Brasil
O movimento LGBTQIA+ no Brasil teve origem na década de 1970 com o surgimento de grupos de ativistas que lutavam pela igualdade de direitos para a comunidade LGBTQIA+.
Em 1980 ocorreu o primeiro grande evento da comunidade, a primeira Parada do Orgulho Gay, que aconteceu em São Paulo, e se tornou um marco na luta por direitos civis e visibilidade dessa população.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 24/06/2023 - 09:30