Arquivo Jornal CORREIO
A festa junina é um dos eventos mais populares dos brasileiros, com comidas deliciosas e brincadeiras divertidas, porém é de grande porte, e é necessário refletir sobre a quantidade de resíduos que são gerados, além do desperdício de comidas.
Para você que pretende fazer uma festa mais sustentável, confira algumas dicas com a gestora em logística empresarial, Rafaela Faria.
Alimentos em embalagens biodegradáveis
Segundo Rafaela, a dica é comprar alimentos já vendidos em embalagens biodegradáveis ou optar por pratos de papelão, guardanapos de pano: "Desta forma,você reduz drasticamente o uso de materiais de difícil reciclagem e incentiva a consciência ambiental dos frequentadores do evento a partir da sua iniciativa", explica a gestora.
Substitua os descartáveis
Ema relação aos descatáveis, a dica é eliminar o uso de canudos. Afinal, o plástico tem um tempo de uso médio de apenas dez minutos e demora 500 anos para se decompor. "Assim também são os copos descartáveis. Tanto para bebidas frias ou quentes, como o quentão, eles também poluem o meio ambiente.Sugira aos seus convidados que levem seu próprio copo reutilizável e seu canudo de inox como forma de conscientização".
Separe os resíduos de forma correta
Para os resíduos, a dica é separar por orgânicos, recicláveis e não recicláveis ou por tipo de material, como orgânico, vidro, alumínio, plástico, papel."Dessa forma, fica mais prática a destinação correta dos resíduos da seu evento", comenta.
Decore reutilizando
Uma coisa que não pode faltar em uma festa junina são bandeirinhas, mas ao invés de utilizar os papéis de seda, prefira usar revistas velhas ou pintar caixas de papelão.Ou reutilize aquelas que tenha guardado no ano anterior. Fica colorido e bonito. Outra opção de acordo com RafaelA Faria, é prender retalhos de tecidos estampados. "A mesa pode ser forrada com panos com estampa xadrez ou floradas. Caso não tenha, pegue retalhos de tecidos e faça você mesmo. Depois, é só deixar a mesa cheia de comidas típicas da época como amendoim, milho verde, paçoca, canjica, pé-de-moleque, canela, doces, bolos, maçã do amor, e outras".
E para finalizar, a dica é para evitar o desperdício de comida. A gestora, sugere que se organize a quantidade de comida de acordo com a quantidade de convidados. Segundo ela, confirmar o número de pessoas que estarão no evento é uma boa ideia.
Vimos nesta reportagem, algumas dicas para tornar sua festa junina ou julina sustentável e assim poder ter um evento de grandes possibilidades de sucesso e que contribua para um consumo consciente com a colaboração de todos que participarem , com uma proposta que respeite o meio ambiente.
"É importante ainda destacar nos convites as ações que adotará para que seu evento seja sustentável e assim, também poder contar com a participação de todos nessa tarefa", finaliza a gestora.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 21/06/2023 - 09:49