Reprodução Internet
O inverno está chegando, e com ele vem também àquela vontade irresistível de se aconchegar em cobertores e desfrutar de comidas quentes e reconfortantes, como caldos, sopas e chocolate quente. Porém, é importante lembrar que manter uma dieta balanceada nesta estação é fundamental para cuidar da saúde e do bem-estar.
Entre os cuidados com a alimentação durante o inverno, a nutricionista Graziele Mendes destaca o consumo diário de frutas e a ingestão adequada de água. “Por esta temporada propiciar essas versões alimentares, trás como consequência o maior índice de infarto, visto que a ingestão hídrica, atividade física, ingestão de frutas e legumes é diminuída e substituído por caldos geralmente calóricos enriquecidos com bacon, torresmo, linguiça”.
A especialista alerta ainda sobre a ingestão excessiva de café: “É um liquido quentinho no frio bem aceitável, entretanto, seu excesso, além da alta ingestão de açúcar colaborando para sobrepeso/ obesidade gera também hiperatividade e insônia, dores de cabeça, palpitações, náuseas, e problemas gastrointestinais, como refluxo e azia”, explica.
Para te ajudar a fazer refeições mais saudáveis nesse período, a especialista preparou uma lista com algumas dicas. Veja abaixo
1- Beba água
Mantenha a ingestão de agua adequada, deixe por perto uma garrafinha e padronize horários de acordo com a fase do dia, por ex: se sua ingestão ideal é 2 litros: antes do almoço 500 ml, do almoço ao lanche da tarde 1 litro do lanche da tarde ao jantar 500 ml.
2- Faça atividade física
Enfrente o frio e vá se exercitar. O pior é sair da zona de conforto. Após iniciar a atividade, você vai ter certeza que a melhor opção foi levantar do sofá e praticar. Nosso corpo tende a gostar do que é mais fácil, assim como o sedentarismo, mas, nossa mente pode ser nossa melhor amiga ou pior inimiga, coloque na cabeça que você vai se exercitar e os resultados virão.
3- Consuma frutas e legumes
Maneiras mais agradáveis de consumir frutas nesse friozinho é aquecendo no microondas e acrescentar canela, além de deixar mais docinha, a canela também é termogênico , sendo assim, contribui para processo de queima de gordura. Pode também acrescentar frutas no bolo, mingau, panquecas, com pão torrado.
4- Caldos e sopas
Os caldos não precisam ser excluídos, apenas adaptados. A sugestão da nutricionista é acrescentar substâncias termogênicas como gengibre, canela, pimenta, opte também, por legumes como couve ou fibras como feijão. Nunca deixe totalmente liquidificado, pois a mastigação estimula a saciedade. Acrescente proteínas magras que também garante saciedade como frango, patinho moído e tenha moderação.Por fim lembre-se, o corpo do verão é construído no inverno!
Nutricionista Graziele Mendes
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 20/06/2023 - 13:40