Divulgação
Um espaço aconchegante, que oferece conhecimento por meio de uma leitura acolhedora e humanizante: assim pode-se definir a Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos. Localizado na cidade de Lamim, o ambiente literário foi idealizado pela bibliotecária e biblioterapeuta, Ivanilci Henriques Carvalho, conhecida como Nice.
A biblioteca conta com livros literários para empréstimos gratuitos a toda comunidade, clubes de contação de histórias, leitura compartilhada para adolescentes, encontro terapêutico para mulheres e também oficina criativa para as crianças.
Segundo Ivanilci, o encantamento pela leitura surgiu na sua infância com o avô materno. Ele adorava contar fábulas. Para ela era um momento mágico. Mas o tempo foi passando e este gosto foi se perdendo, de acordo com Nice: “Posso dizer que até 2019, eu não gostava de ler, mas na graduação em biblioteconomia, eu me deparei com a disciplina biblioterapia e eu senti algo leve e prazeroso, não consegui entender de fato o que era, mas era algo muito bom”, conta Nice.
No início de 2020, veio à pandemia e o isolamento social. Em certo dia, a idealizadora conta, que deparou novamente com a palavra biblioterapia nas mídias, e pensou: “agora vou descobrir de verdade o que significa esta palavra de encantamento” e foi o divisor de águas em sua vida .
Nice iniciou a formação em biblioterapia e o amor pelos livros foi só aumentando. “Entender que as histórias nos humanizam e que elas cuidam da nossa alma é mágico. As histórias foram cuidando de mim e descobri que nascemos seres incompletos, que vivemos uma luta para nos completar e que as histórias tem este poder especial de criar vínculos e cuidar do nosso ser humano.”
O encantamento pelas histórias, ressurgiu no coração da idealizadora do projeto com a força total, ela lembra que começou a ler os livros, foi lendo, estudando e apaixonando. “Os meses foram passando e o meu amor foi crescendo, e foi assim que surgiu o primeiro clube de leitura virtual com os adolescentes e toda noite tínhamos um encontro com uma leitura compartilhada”, lembrou Nice.
A biblioterapia foi contagiando a família e surgiu a necessidade de levar este prazer pela leitura a todos. Para que a ideia se concretizasse, Nice realizou uma campanha nas redes sociais para a doação de livros literários e conseguiu um total de 1.500 livros. “Foi algo surpreendente e a partir daquele dia tínhamos o desafio de conseguir um espaço.Os esforços não foram medidos e mesmo sem nenhuma condição financeira e com o pouco que tínhamos no momento, surgiu no final de dezembro de 2020 a Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos”, finaliza.
A Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos fica na rua São Geraldo, 66, Centro, Lamim. Mais informações podem ser obtidas pelos Instagram https://www.instagram.com/casa_dos_sonhos_leitura
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 15/06/2023 - 14:33