Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 22° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,816 Euro agora: R$ 6,048
Saúde


Jornal do HMSJ: enfermeira destaca treinamentos constantes para combater infecções hospitalares




Dra. Fernanda Neves Rosa e Rafa Emanuelle S. de Resende - Médica Infectologista e Enfermeira responsável pelo setor de SCIH do HMSJ

 

Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Rafa Emanuelle Sousa de Resende atua no Hospital e Maternidade São José desde fevereiro de 2020, com experiências no setor de Triagem, Supervisão das Alas de Internação e Coordenação do Ambulatório. Possui pós graduação em Urgência e Emergência (UCAM), além de ser graduanda em Auditoria Hospitalar pela Universidade Dom Alberto e em SCIH pelo MBA CCIH. 

A enfermeira compõe o SCIH do Hospital junto à médica infectologista Dra. Fernanda Neves Rosa. “Atuamos na prevenção e controle de infecções hospitalares, elaborando e instituindo medidas para a redução de infecções”, informa.

Rafa comenta sobre o momento difícil vivido durante a pandemia de COVID 19, quando estava na linha de frente como plantonista e vivenciou muitos desafios. “Sem a atuação da (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), seria muito mais difícil lidar com algo desconhecido. Destaco a importância da SCIH nesse processo, juntamente com a Dra. Fernanda que atuou na linha de frente como infectologista da Instituição. Aquele momento demandou diversas ações preventivas para evitar a disseminação da COVID entre funcionários, pacientes e acompanhantes.  Foram realizados treinamentos em loco por não ser permitido o uso do auditório para evitar aglomerações. Esses momentos possibilitaram diversas orientações quanto ao uso correto de EPI's e estabelecimento de fluxos de atendimento, como também a atualização com as novas resoluções e orientações repassando, de forma rápida e clara para os profissionais de saúde, visto que se tratava de algo novo. Assim, monitoramos os indicadores de infecções relacionadas a assistência à saúde”, comenta.

A enfermeira aponta desafios como a necessidade de mudança de comportamento dos profissionais e pacientes por meio de medidas de prevenção como reforçar sempre a higienização das mãos. Para isso, a educação permanente da equipe com a conscientização dos profissionais em relação às práticas corretas, cumprimento das precauções recomendas pela SCIH e a restrição do uso indiscriminado de antibióticos são fundamentais.

A SCIH tem como projetos a implantação online da auditoria dos antimicrobianos como reforço ao programa de uso racional dos antibióticos. As ações educativas também são de grande importância, compartilhando conhecimentos com todos os profissionais da Instituição, por meio de reuniões, palestras e treinamentos.  Tudo isso faz com que o papel da SCIH, de contribuir para a redução de taxas de infecções hospitalares, seja alcançado na Instituição, prestando uma assistência de qualidade aos nossos pacientes e contribuindo para um maior conforto e redução no tempo de internação.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 14/06/2023 - 12:00


Comente esta Notícia