O Brasil é um dos países com o maior número de empreendedores no mundo. Ocupamos a 7ª posição no ranking dos que mais empreendem, segundo o relatório de 2021 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Em 2022, ainda de acordo com a GEM, 93 milhões de brasileiros realizaram o sonho de ter o próprio negócio, conquistar a independência financeira e crescer com liberdade. Nos primeiros quatro meses, foram abertos mais de 1,3 milhão de negócios no país, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia.
Alcançamos a marca de 20,1 milhões de empresas ativas no território nacional, e o número tende a aumentar, já que 6 em cada 10 brasileiros têm o objetivo de se tornarem empresários nos próximos três anos, segundo o levantamento da GEM.
As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) contribuem para 30% da formação do PIB brasileiro. Elas correspondem a 99% dos empreendimentos em atividade e geram 70% de novos empregos.
Embora a tendência de expansão seja constante, a jornada empreendedora envolve alguns obstáculos. Confira abaixo as principais dificuldades e as possíveis soluções.
Os desafios do empreendedorismo e como lidar com eles
1.Capital e obtenção de crédito
O acesso ao crédito é algo bem difícil no mercado brasileiro, e, para as empresas recém-abertas e com pouca credibilidade no segmento, é ainda mais desafiador.
Uma alternativa é procurar a ajuda de profissionais do setor econômico e definir bem o seu planejamento financeiro, para demonstrar o potencial do seu negócio e criar novas oportunidades de crédito.
2.Burocracias para formalização e alta carga tributária
Para inaugurar uma empresa no Brasil, é preciso ter sua legalização integral, e isso leva cerca de 152 dias.
Todo o processo exige uma série de documentos para CNPJ, CNAE, situação cadastral, comprovante de inscrição e demais encargos, além das inúmeras regras de contratação de mão de obra e da alta tributação, que varia de acordo com o produto ou serviço disponibilizado.
Embora sejam questões difíceis de serem alteradas, um profissional contábil ou jurídico pode te auxiliar da melhor forma.
3.Gestão de pessoas e capacitação de liderança
Contar com uma equipe especializada e, principalmente, motivada e engajada com os princípios do seu negócio é o que impulsiona o seu rendimento. Para que isso aconteça, a gestão de pessoas precisa ser pautada na humanização, em planos de carreira, na retenção de talentos e em benefícios.
Você pode aprimorar sua liderança com o auxílio de diversos programas de capacitação disponíveis no mercado educativo.
4.Imagem corporativa, inovação e concorrência
Todos esses quesitos estão interligados e podem ser superados com investimentos em marketing e planejamento estratégico. Com isso, você expande a sua visibilidade no mercado tornando seu negócio competitivo frente à concorrência e melhorando seu posicionamento empresarial. Além disso, você poderá ter mais tempo e capital para aplicar em inovações.
Os principais setores para empreender em 2023
Os e-commerces e os segmentos tecnológicos apresentam a maior tendência de crescimento, mas demandam infraestrutura e conhecimento técnico especializado.
O setor alimentício também é uma ótima opção, devido a variedade de opções e alta demanda. Entretanto, é preciso fazer um planejamento estratégico que inclua todos os gastos com insumos, gás de cozinha, estrutura física e demais custos administrativos.
Outras apostas são os segmentos pet, de infoprodutos, do ramo de beleza e bem-estar, produtos naturais e sustentáveis, informática e T.I., serviços pessoais e especializados, entre outros exemplos. O importante é agregar valor, qualidade e originalidade ao que for ofertado.
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Postado por Nathália Coelho, no dia 13/06/2023 - 20:20