Cachaça Rio Mineiro é medalha de ouro na categoria blends
Alambiques de Minas Gerais, entre eles um de Rio Espera, conquistaram 57 prêmios na 12ª edição da ExpoCachaça, o mais importante concurso de bebidas destiladas do Brasil. Foram 22 medalhas de ouro, 16 de prata, 16 de mérito sensorial e uma medalha Duplo Ouro, que coroou a melhor bebida do concurso. Também foram premiadas duas destilarias na categoria Gin.
Na premiação, a medalha duplo ouro é concedida para a cachaça de maior destaque no concurso, caso ela tenha atingido pontuação acima de 97. Medalhas de ouro são concedidas às cachaças que alcançaram nota acima de 90, as de prata e mérito sensorial são entregues aos participantes que tenham atingido acima de 80 pontos.
Um dos destaques do concurso foi a cachaça de Valdinei Vicente de Assis, da cidade de Rio Espera. Ele produziu um blend de cinco madeiras: Amburana, Bálsamo, Jequitibá, Carvalho e Canela Sassafrás. O sabor surpreendeu os jurados e ele foi vencedor na categoria Blends. "Gostaria de expressar nossa gratidão ao receber a medalha de ouro. Essa conquista representa a realização de um sonho que começou lá atrás, em 1982, quando minha família decidiu se dedicar à produção de cachaça. Ao longo desse caminho, buscamos conhecimento e capacitação, e isso se tornou possível graças aos vários cursos que realizamos no Senar. Hoje, estamos participando do programa de assistência técnica e gerencial, que nos proporciona um acompanhamento eficaz por parte do Sistema Faemg Senar", afirmou Valdinei.
Medalhas de ouro são concedidas às cachaças que alcançaram nota acima de 90 pontos
Resultado do bom trabalho
Vários dos produtores premiados são atendidos pelos grupos de assistência técnica e gerencial (ATeG) - agroindústria da cachaça - do Sistema Faemg* Senar**. A atuação ocorre nas regiões de Bicas, Bom Jardim de Minas, Rio Espera e Salinas. Para o gerente regional em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, "o ATeG estar em uma premiação importante como essa, mostra que, especialmente na agroindústria, além de tratar temas técnicos e trabalhar a gestão, agrega potencial às marcas atendidas".
Já Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg Senar, em Juiz de Fora, acredita que esse expressivo resultado é fruto da boa qualidade do produto mineiro, um dos mais apreciados por quem gosta de saborear um bom aperitivo. "A cachaça de Minas é referência para todo país pela sua qualidade e diversidade no aroma e sabor. O ATeG Agroindústria de cachaça veio reforçar isto e trouxe conhecimento técnico para inovação do produto no processo produção, agregando valor e diversificando sabores e aromas com blends de altíssima qualidade. Além disso, ensinou o produtor a fazer gestão financeira, reduzindo custos, solucionando gargalos técnicos na propriedade, aprimorando a produção de cana, aprendendo a lidar com o mercado de forma competitiva, legalizando o produto e, principalmente, melhorando sua lucratividade", afirmou Wander.
Na cidade de Rio Espera, o ATeG Cachaça tem conseguido resultados surpreendentes. Com o acompanhamento da técnica de campo Fabiane Souza, o alambique do Valdinei alcançou a excelência e foi aclamado por seu ótimo produto no concurso. "A Assistência Técnica e Gerencial veio para revolucionar a vida profissional desses produtores rurais. Como técnica de campo e consultora na área das bebidas, venho acompanhando a evolução dos produtores de cachaça da região e para mim é uma honra poder contribuir de alguma forma na vida profissional deles, além de prezar pelo bom relacionamento com todos, prezo também sempre em poder agregar conhecimento gerencial e técnico à empresa de cada um. É uma honra estar fazendo parte disso", disse Fabiane.
Fabiane Souza durante atendimento em Rio Espera
Confira a lista com os vencedores que participam de grupos de assistência técnica e gerencial promovidos pelo Sistema Faemg Senar:
Categoria: Safras Especiais
Categoria: Blends
Categoria: Cachaças Brancas
Categoria: Madeiras Brasileiras
Categoria: Madeiras Estrangeiras
*Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
**Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Com informações do Sistema Faemg Senar
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 11/06/2023 - 15:30