Foto:Agência Brasil
Todos os dias muitas vidas são salvas graças à doação de sangue. Os bancos de coletas precisam constantemente aumentar seus estoques. Por isso, campanhas como o Junho Vermelho, são fundamentais para demonstrar a importância desse gesto e aumentar esses números.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 16 entre 1000 pessoas, entre os 16 e 69 anos, doam sangue de forma voluntária. Ou seja, 1,6%, abaixo dos 2% que são vistos como ideias, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Em entrevista ao Jornal CORREIO e o CORREIO online, a médica especialista em hematologia e hemoterapia, Ana Flávia Dias, reforçou a importância das campanhas: “Dia 14 é o dia mundial do doador de sangue. Como profissional especialista em doenças sanguíneas, quero reforçar sobre o junho Vermelho. A intenção é de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e estimular as pessoas nessa época do ano, quando os estoques dos hemocentros ficam críticos devido as doenças infecciosas e respiratórias comuns no inverno”, explica a médica.
De acordo com a hematologista são várias as modalidades de doação e a mais conhecida é a do sangue total. “Nesse procedimento são retirados 410-450ml do líquido total, com uma duração de 5 a 10 minutos em média. Posteriormente, essa bolsa coletada é processada e passa por várias etapas de separação de componentes, finalizando com quatro bolsas de células sanguíneas para doação. Ou seja, um doador tem o poder de salvar até quatro vidas”, reforça a especialista.
As outras modalidades, ainda de acordo com a profissional, são de células específicas, as hemácias, leucócitos, plaquetas ou plasma e para sua realização é necessário o uso de uma máquina chamada Aférese. “ O sangue do doador é captado e o equipamento separa apenas as plaquetas. O líquido retorna ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso” detalha Ana Flávia.
Esse tipo de doação, segundo a médica, apresenta alguns critérios diferentes para a sua realização, demora em torno de 1h30, dependendo do peso do doador e podem ser realizados com maior frequência.
Quem pode doar
· Peso acima de 50 kg para doação de sangue total e acima de 60kg para doação por aférese
· Ter entre 18-60 anos 11 meses e 29 dias
· Pessoas com 16-17 anos podem doar mediante assinatura pelo responsável de documento de autorização retirado no próprio site do hemocentro em que vai doar
· Acima de 61 anos e até 61 anos, 11 meses e 29 dias, podem doar se já forem doador de repetição ou já ter doado uma vez na vida, antes dos 60 anos.
· Estar bem de saúde, assintomático e ter dormido bem na noite anterior a doação
· Ter feito um lanche leve antes da doação
· Uso de medicações, procedimentos estéticos e cirurgias devem ser consultados diretamente com o hemocentro pois são critérios específicos e individualizados.
· Não ter tido hepatite após 11 anos de idade
· Não apresentar passado com situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis
· Não ter ingerido bebida álcoolica nas últimas 12 horas e não usar drogas
· Não apresentar ferimento ainda não cicatriado
· Não estar grávida ou em período de amamentação.
· Após o parto normal é necessário aguardar 3 meses e parto cesáriano aguardar 6 meses.
· Não ter sido submetido a qualquer procedimento de endoscopia nos últimos 6 meses.
· Tratamento dentário pode impedir a doação de 1 a 30 dias - avaliação pelo triagista.
· A menstruação ou uso de anticoncepcionais não impedem a doação.
Período de intervalo de doações:
· Homens: 2 em 2 meses – doação de sangue total
· Mulheres: 3 em 3 meses – doação de sangue total
“Compareça a um hemocentro, seja um doador de sangue.Uma atitude tão simples pode salvar vidas”, finaliza, Ana Flávia.
Onde doar:
Em Lafaiete, a doação pode ser feita no Posto de Coleta de Sangue "Dr. Nilson Albuquerque" (PACE),. A unidade fica na rua Higino Sebastião da Cunha, 135, no bairro Parque Bandeirantes, na região da Linhazinha. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e as doações são feitas às quartas-feiras. Mais informações e agendamentos pelo telefone 3199239-1251.
A médica especialista em hematologia e hemoterapia, Ana Flávia Dias, reforçou a importância das campanhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 08/06/2023 - 14:05