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Versão intermediária do Fiat Fastback aposta na relação custo/benefício




 

Luiz Humberto Monteiro Pereira

Agência AutoMotrix

A Fiat do Brasil demorou para aderir ao segmento de utilitários esportivos, o que está mais em alta no mercado mundial. O primeiro SUV produzido pela marca italiana no país, o compacto Pulse, veio em 2021. No final do ano passado, chegou o Fastback, um SUV-cupê que aproveita bastante coisa do Pulse, incluindo a plataforma. O Fastback veio em três versões. Duas delas, a Audace e a Impetus, são equipadas com o motor 1.0 T200 turbo e preços de R$ 135.990 e de R$ 147.990, respectivamente. Já a configuração topo de linha, movida por um motor 1.3 T270 turbo, é chamada de Limited Edition Powered by Abarth e oferecida por R$ 160.990 – os preços podem variar de acordo com as tributações estaduais. No lançamento, a expectativa era vender de 2.500 a 3 mil unidades por mês – e, de fato, as 14.114 unidades emplacadas de janeiro a maio confirmaram uma média de 2.822 vendas mensais. Com um preço exatos R$ 12 mil acima da Audace e R$ 13 mil abaixo da Limited Edition, a versão intermediária Impetus do Fastback ganha atratividade ao combinar todos os conteúdos da configuração mais cara com a motorização menos esportiva (e mais econômica) da variante de entrada.

O Fastback surgiu como um carro-conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, desenvolvido sobre a picape intermediária Toro. Já o modelo de série utiliza a mesma plataforma MLA adotada no compacto Pulse. Com base no design italiano e tendo como inspiração o estilo de SUVs-cupê como os BMW X6 e X4, a linha Sportback da Audi e o Porsche Cayenne, o Fastback tem o mesmo entre-eixos (2,53 metros) e a mesma largura (1,77 metro) do Pulse. No entanto, é três centímetros mais baixo e 33 centímetros mais alongado (4,42 metros ante 4,09 metros do Pulse), especialmente após as rodas traseiras. O acréscimo de tamanho na parte de trás da carroceria ajuda a conferir ao veículo um porta-malas amplo, o maior da categoria de utilitários compactos – são 516 litros. Apesar de ser o SUV compacto mais comprido do mercado – chega a ser dois centímetros mais longo em comparação ao Jeep Compass, que é da categoria dos médios –, o Fastback tem a menor distância de entre-eixos do segmento, a mesma do Pulse. Frontalmente, o para-choque tem entradas aerodinâmicas e a grade é no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os faróis são em full-led de série com DRL (luzes de circulação diurna). Na lateral, a silhueta é fluida, com a coluna “C” (a de trás) bem inclinada, com o teto descendo acentuadamente até a traseira. As lanternas em leds têm aspecto tridimensional.

Enquanto a versão Limited Edition esbanja esportividade com seu motor 1.3 Turbo 270 Flex 16V com 185 cavalos e 27,5 kgfm acoplado ao câmbio automático de 6 velocidades – um conjunto adotado na picape Toro e nos Jeep Renegade, Compass e Commander –, as versões Audace e Impetus vem com o motor 1.0 turbo denominado 200 Flex, “herdado” do Pulse, com 125 cavalos de potência abastecido com gasolina e 130 cavalos com etanol, e 200 Nm (daí, o nome) ou 20,4 kgfm de torque, sempre associado à transmissão tipo CVT com 7 marchas simuladas. Todavia, as versões mais baratas do Sportback também saem mais em conta na hora de abastecer. De acordo com o Inmetro, as médias de consumo da Impetus com etanol são de 8,1 km/l (urbano) e 9,7 km/l (rodoviário). Com gasolina, os números ficam em 11,3 km/l (urbano) e 13,9 km/l (rodoviário). Já na Limited Edition, o consumo urbano fica em 11,3 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol), enquanto o rodoviário vai a 13,6 km/l (gasolina) e a 9,7 km/l (etanol).

Equipado com o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) em todas as versões, o Fastback conta com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis.  Desde a versão mais básica, o modelo vem com “paddles shifters” para troca de marchas ao comando do motorista. Na conectividade, a central multimídia pode ser de 8,4 ou 10,1 polegadas (de acordo com a versão), com o Fiat ConnectMe vinculado e espelhamento para Apple CarPlay ou Android Auto sem fio. A linha Fastback também traz, de série, wireless charger (carregado por indução) para celular, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+, que auxilia a frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e ar-condicionado automático digital com saída para fila traseira.

A lista de “upgrades” da versão Impetus em relação à Audace é extensa. Inclui bancos revestidos em couro (tecido na Audace), central multimídia com tela de 10,1 polegadas “touchscreen” (é de 8,4 polegadas na Audace), faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, luz de cortesia nos espelhos externos (luz de poça), quadro de instrumentos de 7 polegadas Full Digital multifuncional (3,5 polegadas na Audace), retrovisores externos com rebatimento elétrico, roda esportiva de liga leve de 18 polegadas com acabamento diamantado e pneu 215/45 (são de 17 polegadas com pneu 205/50 na Audace), tapetes de carpete, teto bicolor, volante com regulagem de altura e profundidade (a Audace traz apenas regulagem de altura) e repetidores de seta laterais em leds. Já em relação à Limited Edition, a distinção fica mesmo por conta do “powertrain”, que entrega cerca de 35% a mais de potência e torque que o 1.0 turbo de 125/130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas, das versões Impetus e Audace. De resto, as diferenças entre a Impetus e a Limited Edition se limitam ao badges “Limited Edition” e “Powered by Abarth” na carroceria e os “easter eggs” (aquelas figurinhas usuais dos modelos da Jeep) espalhados pela cabine. As rodas da Limited Edition vêm com pintura escurecida, mas têm as mesmas 18 polegadas e pneus idênticos aos da Impetus. A relação custo/benefício favorável explica a atratividade da versão Impetus do Fastback.

Usabilidade favorável

Na configuração Impetus do Fastback, os bancos têm um revestimento que simula couro, também aplicado nas portas e no apoio de braço central. De resto, os plásticos duros dominam a cabine. O banco e o cinto de segurança têm ajuste de altura e a direção é regulável em altura e profundidade, o que torna fácil encontrar uma posição confortável para se dirigir. Atrás, o caimento acentuado do teto faz com que passageiros com mais de 1,85 metro esbarrem a cabeça no forro. Há saída de ar-condicionado e entrada USB para a traseira.

O painel é similar ao do Pulse e o quadro de instrumentos digital tem tela de 7 polegadas configurável. Há um nicho para carregamento wireless do celular. O multimídia do Fastback Impetus tem tela de 10,1 polegadas, traz navegação embarcada com trânsito em tempo real de série e as imagens da câmera de ré e possibilita espelhamento do smartphone sem fio para Apple CarPlay ou Android Auto.

Nem tanto, nem tão pouco

O Fastback Limited Edition Powered by Abarth, com seu motor 1.3 turbo e câmbio automático de 6 marchas, oferece até 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque. Contudo, na versão Impetus, o “powertrain” mais comportado da linha não deixa a desejar. O motor 1.0 200 Flex e a transmissão tipo CVT, com seus 130 cavalos de potência (com etanol) e 20,4 kgfm de torque, dão conta de mover com agilidade os 1.262 quilos da versão intermediária do SUV da Fiat – pesa exatos 42 quilos a menos que a topo de linha. Segundo a Fiat, o Fastback Impetus acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e pode chegar à máxima de 193 km/h com etanol, enquanto a Limited Edition acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e pode chegar a 210 km/h, também com etanol.

Contudo, o conjunto da Impetus atende bem à proposta de desempenho honesto de um SUV compacto urbano. O câmbio tipo CVT com opção de trocas manuais pelas aletas atrás do volante cumpre eficientemente sua função. Na estrada, o carro mostra disposição para rodar em velocidades de cruzeiro elevadas. Para um utilitário esportivo com 19,2 centímetros de altura em relação ao solo, o Fastback Impetus pouco aderna a carroceria nas curvas rápidas. A boa altura em relação ao solo, o ângulo de entrada de 20,4 graus e o de saída de 24,3 graus permitem ao Fastback Impetus transpor obstáculos simples sem maiores embaraços. Para quem não faz tanta questão dos 55 cavalos e dos 7,1 kgfm a mais oferecidos pela versão “top” do Fastback, a Impetus é uma opção certeira.

Ficha técnica

Fiat Fastback Impetus

Motor: transversal dianteiro, 999 cm³, turbo T200, três cilindros, injeção eletrônica multiponto e direta, gasolina e/ou etanol.

Taxa de compressão: 10,5:1

Câmbio: automático CVT com 7 marchas simuladas no modo manual - variável no modo automático

Potência: 125 cavalos (gasolina) / 130 cavalos (etanol) a 5.750 rpm

Torque: 20,4 kgfm (gasolina/etanol) a 1.750 rpm

Tração: dianteira

Sistema de freios: a pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série, dianteiro com disco ventilado e pinça flutuante, traseiro a tambor, refrigerado com regulagem automática

Suspensão: dianteira tipo MacPherson com rodas independentes, traseira eixo de torção com rodas semi-independentes

Direção: assistência elétrica

Rodas e pneus: 18 polegadas, 215/45 R18

Porta-malas: 516 litros (400 quilos)

Dimensões: 4,42 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,53 metros de distância de entre-eixos

Peso em ordem de marcha: 1.262 quilos

Tanque de combustível: 47 litros

Preço: R$ 147.990 na cor sólida Preto Vulcano. Outras cores sólidas acrescentam R$ 990 ao preço e as metálicas somam R$ 1.990 à fatura.

 




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Postado por Nathália Coelho, no dia 07/06/2023 - 10:20


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