Divulgação
Falar sobre saúde e bem-estar nunca esteve tão em alta e não é difícil entender o porquê. Fugir do sedentarismo é um dos principais objetivos de muitas pessoas que se veem presas a uma rotina acelerada e cansativa.
A musculação é um dos caminhos mais procurados para quem busca uma vida mais saudável, um momento de bem-estar no dia a dia e uma forma eficiente de levar uma vida saudável.
Para o treinador esportivo Matheus de Paula Menezes Assis, a prática da musculação traz inúmeros benefícios para a saúde e vai muito além da estética.
“A musculação é uma das atividades mais recomendadas, seja ela para recuperar o indivíduo de lesões ou evitar perda de massa muscular”, explica o treinador.
Apesar do foco de muitos adoradores de academias ser o aumento dos músculos por questões de estética e autoestima, existem outros benefícios da musculação que podem ser vistos com pouco tempo de treino.
Treinador esportivo Matheus de Paula Menezes
“Podemos cita a melhrora da saúde cardíaca, aumento da densidade óssea, prevenção do diabetes e antidepressivo”, destaca Matheus.
O educador físico listou abaixo alguns dos principais benefícios da atividade física. Confira.
· Melhora da saúde cardíaca e do sistema circulatório;
O treinamento de força, proporciona vasodilatação, o fluxo sanguíneo aumenta e diminui a pressão arterial, favorecendo a saúde do sistema cardiovascular.
· Antidepressivo;
O exercício físico libera endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Isso ajuda a reduzir desequilíbrios químicos do cérebro que causam a depressão.
· Aumento da densidade óssea;
A prática da musculação associada a uma boa alimentação, diminui o risco de fraturas e evita problemas como a osteoporose, bastante comum na terceira idade
· Melhora na qualidade do sono;
A musculação diminui o stress e a ansiedade que, junto com o cansaço físico, favorecem uma boa noite de sono. A prática diária de exercícios pode ser uma das soluções para quem sofre de insônia. Proporcionando ainda impactos positivos no humor, maior nível de energia e disposição ao longo do dia, sensação de bem-estar e boa saúde de forma geral.
Em casos leves, o esporte pode ser a solução. E, mesmo em quadros mais sérios, pode diminuir a quantidade de medicamento necessário.
· Prevenção do diabetes;
Um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividades físicas e com uma boa alimentação ajuda a prevenir a diabetes tipo 2.
“Quando você exercita os seus músculos, menos resistente à insulina você se torna, e como consequência suas células se tornam capazes de usar a glicose de forma muito mais efetiva, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, já que durante o exercício a liberação de insulina aumenta, afim justamente de utilizar a glicose sanguínea”, finaliza.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 04/06/2023 - 12:54