Fotos: Polícia Militar
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou três formaturas no mês de maio, em Lafaiete. Cerca de 500 estudantes receberam o certificado do programa. As cerimônias ocorreram no Centro Cultural da escola estadual Narciso de Queirós.
O evento iniciou na manhã do dia 24, com a formatura dos alunos do Centro de Educação Infantil Professora Avelina Noronha de Almeida. Estiveram presentes na solenidade, o comandante do 31° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jardel Eduardo da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo César da Silva (Vado), o Secretário de Defesa Social, Rolf Ferraz, o Secretário de Educação, Albano de Souza Tibúrcio e Estael Aparecida Pereira de Paula, representando a Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete.
Na mesma data, no periodo da tarde, foi a vez das crianças do Jardim de Infância Casinha Feliz e dos alunos do 7° ano, da escola estadual Narciso de Queirós.
No dia 25, os alunos do 5º ano, da escola municipal José Castelões de Menezes e do Projeto Roda Moinho fizeram seu juramento contras as drogas e violência.
A banda de música da 13ª Região da Polícia Militar e os alunos flautistas do Projeto Primeiras Notas da escola estadual Castelo Branco abrilhantaram as formaturas com diversas apresentações musicais.
Iniciativa
O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, e atualmente presente em mais de 58 países do mundo.
O objetivo do programa é a prevenção ao uso indevido de drogas e do combate à violência entre jovens. O Proerd é desenvolvido em parceria com as redes estadual, municipal e particular de ensino, quando consiste na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, as 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.
As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por manuais específicos, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.
Ao final do programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores/professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 03/06/2023 - 11:03