Smash, com salada, com bacon, maionese, um refrigerante e fritas para acompanhar. Estamos falando do hambúrguer, e ele tem sua homenagem mundial no dia 28 de maio.
O Dia Mundial do Hambúrguer foi criado para celebrar esse prensado de carne redondinho muito famoso em vários países. Onde quer que você vá, é quase impossível que não tenha um só bar ou restaurante que sirva um hambúrguer.
A história do hambúrguer começou bem antes do que as maiores redes de fast food surgirem. A iguaria tem um passado remoto, lá nos anos 1600.
Foi durante o império do conquistador mongol Gengis Khan. O desbravador de territórios e seu exército imenso se locomoviam muito entre cada batalha, e precisavam de um combustível que garantisse energia e força.
Para garantir isso, os homens de Gengis Khan armazenavam carne entre a cela do cavalo e o animal. O que fazia com que o alimento ficasse prensado e conservado. Desse misto nada higiênico, surgiu o que viria a ser séculos depois o famoso hambúrguer.
Com o passar dos anos, a carne prensada foi sendo adaptada conforme as culturas de cada civilização que a consumia. Dessa maneira, da original carne bovina surgiram também as versões de calabresa, carne suína e de frango.
Já no mundo após as grandes guerras, o hambúrguer começou a ganhar espaço nas metrópoles como a comida rápida e saborosa que garantia energia. Começavam a aparecer então os lanches X-salada, X-maionese, X-bacon, entre outros.
Com o advento de grandes redes como o McDonald’s, Bob’s e Burguer King, além das lanchonetes mundo afora, o hambúrguer conquistou espaço definitivo nas mesas.
O prato foi tão adiante que hoje, até esmo quem não come carne pode saborear uma versão vegetariana ou vegana do alimento. E ele não deixa de ser um hambúrguer, afinal, leva o mesmo formato e tradição em outras misturas.
fonte: Calendário Sazonal
Receitas
Ingredientes
480 gramas de acém
240 gramas de maminha
80 gramas de bacon
Modo de Preparo
Moer uma vez e misturar bem. Porcionar em bolinhas de 200 gramas cada e modelar em formato de hambúrguer. Manter refrigerado sem congelar até o momento do preparo.Em uma grelha ou churrasqueira com o braseiro médio coloque os hambúrgueres para grelhar e tempere com sal e pimenta do reino dos dois lados.
Em média 8 minutos de cada lado para o hambúrguer ao ponto e 11 minutos para ponto mais, podendo variar conforme a intensidade da churrasqueira.
Ingredientes
1 kg de maminha ou fraldinha moída
100 gramas de bacon moído junto com a carne
50 gramas de cebola em pó
2 gramas de pimenta cayenna
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Misture tudo em uma vasilha até ficar homogêneo. Faça os hambúrgueres do tamanho que preferir. O importante é que ele seja alto para ficar "suculento" (indicação 160g).
Utilize um grill, grelha ou chapa. O ponto é bem passado por fora e ao ponto por dentro. Lembre-se que o hambúrguer é grosso e se não assar bem ficará cru por dentro.
Monte o hambúrguer com pão adequado, tomate, alface e queijo ou então abuse da criatividade. Observação: os hambúrgueres podem ficar armazenados por até 10 dias embrulhados em plástico transparente.
Ingredientes
1 berinjela de tamanho médio (cerca de 350 gramas)
1 cebola de tamanho médio com casca
2 dentes de alho com casca
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de semente de linhaça
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de aveia em flocos
1 xícara de chá de farinha de trigo integral (ou mais, se precisar)
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
1/2 xícara de chá ou mais de farinha de rosca para empanar
Azeite para regar
Cominho a gosto.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 28/05/2023 - 11:20