Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 17° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


Jornal do HMSJ: confira os mitos e verdades sobre a tireóide




 

25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) divulgou mitos e verdades relacionados a essa glândula, localizada na base da região anterior do pescoço.

Segundo a entidade, a tireoide produz dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), importantes em todas as fases da vida, desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), crescimento, desenvolvimento, fertilidade e reprodução, até a velhice. Os hormônios também têm atuação importante nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, funcionamento intestinal e metabolismo.

Confira os principais mitos e verdades sobre a tireoide:

Tomar hormônio da tireoide ajuda a emagrecer?

Falso – O hipertireoidismo realmente emagrece, mas à custa de massa magra, com diminuição de força muscular. Usar T4 ou, pior, T3 pode causar arritmias, hipertensão, diarreia e outras manifestações graves e até fatais.

Posso saber se tenho problema na tireoide fazendo um exame de sangue?

Falso – Os exames para diagnóstico de alteração da função tireoidiana são as dosagens do TSH e da T4 livre. O médico pode ainda solicitar outros exames, se necessário.

 

O cansaço pode ser causado por hipotireoidismo?

Verdadeiro – Os principais sintomas do hipotireoidismo são sonolência excessiva, cansaço e falta de disposição, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas e funções habituais, esquecimento fácil, tristeza, intestino preso, ressecamento da pele e dos cabelos, unhas fracas e ganho de peso inexplicável. Mas esses sintomas podem aparecer em muitas outras doenças.

 

Doenças da tireoide afetam a gravidez?

Verdadeiro - Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, podem se associar a complicações da gestação e a problemas para o feto.

Não fique na dúvida e consulte-se sempre com seu médico.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 24/05/2023 - 19:22


Comente esta Notícia