O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou na última semana que o WhatsApp será usado pelo ministério e pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) para informar a população sobre perícias médicas, solicitação de benefícios e outras orientações.
Lupi afirmou que a ferramenta será testada por um mês, mas não informou a data prevista para o início do serviço. “Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão”, afirmou o ministro.
Atualmente, o instituto conta com uma ferramenta de inteligência artificial, a Helô, para comunicação com os segurados, mas apenas para os que procuram informações no site ou aplicativo Meu INSS. A ferramenta não faz contatos com usuários.
A Helô é a assistente virtual do instituto, que funciona como um plantão de dúvidas, exclusivamente no ambiente online. Quem acessa a assistente virtual é o cidadão, pelo Meu INSS. No entanto, golpistas usam a imagem da Helô para passar credibilidade ao beneficiário, fazer ele acreditar que quem está entrando em contato é o INSS.
Prevenção contra golpes
O INSS já fez diversos alertas sobre golpistas que dizem ser do INSS para obter dados das pessoas para obter vantagens. O órgão reiterou que nunca entra em contato direto para solicitar dados, pedir envio de fotos ou documentos ou mandar links para executar determinada tarefa. A recomendação é que a pessoa procure os canais oficiais do INSS (aplicativo e site Meu INSS, telefone 135 ou agência de atendimento) e desligue a ligação, caso seja procurado pelo celular. O número do SMS usado pela instituição para entrar em contato com os cidadãos é 280-41.
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Postado por Rafaela Melo, no dia 23/04/2023 - 08:30