Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 21° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,812 Euro agora: R$ 6,046
Cultura


Exposição Rumos de Minas registra patrimônios mineiros através dos seus atrativos; Congonhas, OB e CL estão entre eles

Instalada no Palácio das Artes, a mostra é realizada pelo Instituto Periférico, em parceria com a Gerdau e a GSM Mineração - Grupo Avante




 

Está em cartaz na Galeria Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a exposição Rumos de Minas, que apresenta o resultado da incursão do projeto em 50 cidades mineiras, nos últimos 12 meses. A produção tem o objetivo de identificar, registrar e preservar a memória de ativos culturais do estado. O Rumos de Minas tem o patrocínio da Gerdau e a GSM Mineração (Grupo Avante), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado.

A exposição convida o público a imergir nas peculiaridades históricas e socioculturais das cidades visitadas, por meio de depoimentos, acervos e curiosidades colhidas durante as viagens. Os visitantes vão encontrar um ambiente interativo, no qual poderão explorar ativos patrimoniais, passear por festas e expressões culturais, e apreciar a arquitetura, a gastronomia e o patrimônio natural das localidades que ficam ao longo da Via Liberdade, rota turística que tem 70% do seu trajeto dentro do estado de Minas Gerais. O circuito tem como referência a BR 040 e passa também pelos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, "a exposição é um local de encontro dos mineiros com a mineiridade, por meio de um recorte sensorial de todo material produzido nas cidades visitadas, mostrando de maneira viva os patrimônios materiais e imateriais que formam a identidade do povo. Visitar a exposição é viajar por Minas Gerais com um olhar voltado para a riqueza dos nossos saberes e fazeres."

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Reis, é com grande alegria que o Palácio das Artes recebe a exposição Rumos de Minas. "Essa mostra, que ocupa a Galeria Mari'Stella Tristão, nos revela um olhar apurado a respeito das muitas culturas que fazem parte de nossa assinatura como povo, além de promover uma imersão intimista pela riqueza patrimonial, histórica e cultural da Via Liberdade. São múltiplas manifestações artístico-culturais de uma gente que tem orgulho de pertencer a essa terra e celebrar a própria Mineiridade."

Entre os atrativos redescobertos durante as viagens da equipe estão a manifestação cultural Caretagem, de Paracatu, o pastel de angu de Itabirito, as violas de Queluz de Conselheiro Lafaiete, os sinos de São João Del Rei e as pinturas rupestres de Andrelândia. Também foi possível mergulhar na literatura de Andrequicé, nos bordados e crochês das tecelãs de Brumal e na rapadura de Itaguara.

"É uma grande satisfação para a Gerdau fazer parte do Rumo de Minas, que valoriza a história e a cultura regional no nosso estado, registrando a nossa mineiridade nos quatro cantos do estado. A Gerdau, uma empresa mineira de coração, reconhece a abundância cultural de Minas Gerais, onde cada lugar tem uma história para contar, um artesanato diferente, uma culinária encantadora. A exposição é um reconhecimento profundo das tradições e da riqueza dos mineiros e traz para a capital toda esta potência", destaca Wendel Gomes, diretor da Gerdau.

"O Grupo Avante tem como premissa uma atuação próxima das comunidades onde atua e investe em iniciativas que promovam a cultura local. O patrocínio ao projeto Rumos de Minas dialoga diretamente com as premissas do pilar Comunidade e dá projeção às potencialidades turísticas e de fomento à valorização da identidade das comunidades das 50 cidades mineiras registradas ao longo de um ano, por meio da preservação da memória e da cultura local", ressalta a coordenadora de Projetos Sociais do Grupo Avante, Mariana Morales.

A exposição tem curadoria de Bellini Andrade, Chico de Paula e Lílian Nunes. Ela fica em cartaz até 21 de maio, podendo ser visitada gratuitamente de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 17h às 21h. O Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro - Belo Horizonte.

Projeto Rumos de Minas

O Rumos de Minas visitou, nos últimos 12 meses, 50 cidades no estado de Minas Gerais, com a intenção de registrar os patrimônios mineiros a partir de atrativos que definissem a mineiridade a partir de sua essência. Os atrativos foram divididos entre Arquitetura, Artesanato, Cozinha, Expressões, Festas, Natureza e Objetos.

O projeto propôs um novo olhar sobre as riquezas naturais, patrimoniais e bens culturais em cidades bem pitorescas que abrigam a nossa gente, registrando hábitos e costumes, particularidades geográficas e arquitetônicas, culinária típica, atrativos turísticos e históricos, festas populares, lugares e paisagens de diversas regiões de Minas Gerais.

O resultado é um rico banco de imagens (fotos e vídeos), com acesso gratuito para entes públicos, escolas municipais e estaduais e colaboradores do projeto para fins promocionais e educacionais, através de plataforma própria de conteúdo e redes sociais.

Para saber mais sobre o projeto, conhecer as cidades visitadas e assistir aos 50 vídeos produzidos na primeira temporada, basta acessar www.rumosdeminas.com.br. Também é possível assistir aos vídeos durante os intervalos da programação da Rede Minas.

Cidades e distritos participantes do projeto Rumos de Minas:

Abaeté

Abreus

Andrelândia

Andrequicé

Belo Vale

Brumadinho

Brumal

Cachoeira do Brumado

Caeté

Catas Altas

Catas Altas da Noruega

Cipotânea

Congonhas

Conselheiro Lafaiete

Cordisburgo

Coronel Xavier

Inhaúma

Ipoema

Itambé do Mato Dentro

Itabirito

Itaguara

Itaúna

Jequitibá

Juiz de Fora

Lagoa Dourada

Lagoa Santa

Lima Duarte

Lobo Leite

Martinho Campos

Matheus Leme

Morada Nova de Minas

Morro do Pilar

Nova Lima

Ouro Branco

Padre Viegas

Pará de Minas

Paraopeba

Paracatu

Passagem de Mariana

Pitangui

Pompéu

Sabará

Santa Barbara

Santa Luzia

Santo Antônio do Leite

São Bartolomeu

São João Del Rei

São José da Lapa

São Tiago

Sete Lagoas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 08/04/2023 - 11:20


Comente esta Notícia