A Sexta-Feira santa ou Sexta-Feira da Paixão é uma data que representa sacrifícios para os católicos e um deles é não comer carne ou frango como forma de penitência pela morte de Cristo.
Mas não faltam opções para se deliciar nesta data. Embora o bacalhau tenha se sobressaído ao longo dos anos, outros peixes, frutos-do-mar, receitas vegetarianas e veganas também podem fazer parte do cardápio.
O bacalhau é uma ótima opção de prato fácil e gostoso.
Confira a receita:
Salada de bacalhau
200 gramas de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
200 gramas de batata
50 gramas de azeitona preta
2 colheres de sopa de manteiga
3 dentes de alho
azeite
sal
pimenta
coentro
Comece separando os ingredientes da sua salada de bacalhau.
O bacalhau já deve estar dessalgado, cozido e desfiado. Confira nossas dicas sobre como preparar bacalhau do jeito certo.
Corte as batatas em pedaços menores e cozinhe numa panela com água e um pouco de sal até ficarem al-dente (ou seja, levemente macias, sem desmanchar).
Dica: Nessa receita as batatas são cozidas com casca e tudo, então lave bem as batatas (de preferência com aquelas escovas de legumes).
Agora leve uma frigideira ao fogo médio e acrescente a manteiga. Assim que derreter, doure o alho. picadinho.
Dica: O alho super combina com bacalhau (e peixes no geral), por isso não deixe de usar esse tempero em receitas de bacalhau!
Coloque as batatas já pré-cozidas na frigideira e mexa bem, para que peguem todo o sabor da manteiga e do alho. Vai ver que essa batata salteada na manteiga fica deliciosa e super combina com o bacalhau!
Desligue o fogo e acrescente o coentro picado e o bacalhau desfiado. Misture bem.
Desligue o fogo e finalize com as azeitonas pretas (que você pode deixar inteiras ou cortá-las para deixar o prato mais delicado).
Agora é só servir a sua salada de bacalhau para a Semana Santa e Páscoa! Como você prefere essa salada: quente ou fria?
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 06/04/2023 - 07:20