Fé, devoção e emoção. De 2 a 9 de abril, Congonhas será palco de umas das celebrações mais tradicionais do Brasil, a Semana Santa. Os fiéis são convidados a participar, revivendo o caminho de Cristo, da chegada a Jerusalém até o Calvário e a Ressurreição.
As tradicionais encenações e procissões, em meio às figuras bíblicas que compõem as cenas da Paixão e Ressurreição de Cristo, serão realizadas durante toda a semana em Congonhas. A celebração atrai milhares de fiéis e turistas que acompanham as Passagens Bíblicas do Novo ao Velho Testamento, apresentadas no cenário que será montado no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, “Patrimônio Cultural da Humanidade”.
As celebrações, sermões e procissões se estendem também por todo o eixo histórico, que liga as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário, Matriz de N. Sra. da Conceição, Matriz de São José Operário e a Basílica. As demais comunidades destas paróquias participam, igualmente, deste período especial para os católicos.
O evento é realizado pela Igreja Católica, sob coordenação da Paróquia de N. Sra. da Conceição, com apoio da Prefeitura de Congonhas, por meio da SECULTE. Segundo José Félix Junqueira, Coordenador das encenações, “o evento por ser de grande importância cultural e por envolver boa parte da população, além de fomentar o turismo e consequentemente o comércio para nossa cidade, envolve mais de mil pessoas que contribuem para a realização da Semana Santa, entre voluntários, irmandades, festeiros, religiosos e servidores de diversas Secretarias”, explica.
Por Lílian Gonçalves Arte: Gustavo Porfírio
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 17/03/2023 - 09:20