A prefeitura de Ouro Branco lançou oficialmente nessa segunda-feira, 27, o Centro Bem Estar Animal, que levará uma série de ações, com o objetivo de implantar uma moderna política pública, voltada para atender a saúde e a qualidade de vida animal. Desenvolvido em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde, o Centro também envolve diversos setores da administração pública, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Ministério Público.
Na clínica veterinária serão realizados atendimentos por agendamento. As castrações de animais será realizada em Condição de Vulnerabilidade (ACV), ou seja, nos animais que vivem sob tutela de famílias classificadas abaixo da linha de pobreza, guarda temporária ou animais comunitários, que vivem nas ruas, mas recebem cuidados de pessoas de seu convívio. O Centro também será responsável pelo controle e registro dos animais através de um Registro Geral de Animais (RGA), onde todos eles passarão a ter acesso a certidão de registro e carteira de identidade, além da implantação de um microchip de identificação. A colocação do microchip e a emissão da carteira e registro é gratuita e está acessível a todos os animais do município, através de agendamento.
A fiscalização contra abandonos e maus tratos também é um outro ponto importante do programa, pois, com o registro e a microchipagem, os fiscais ambientais podem escanear a identificação dos animais e ter acesso a dados como nome do tutor e do animal, endereço de contato e telefone, o que pode auxiliar não somente a localização de animais fugitivos, perdidos ou até roubados, mas também inibir o abandono.
Também será utilizado um castramóvel em convênio com o CODAP para atendimento nas localidades rurais ou apoio para campanhas de castração mais pontuais e intensivas de cães e gatos. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone fixo e whatsapp (31) 3938-1083 ou pessoalmente no Centro Bem Estar Animal (Rua da Fiel, 239 – Siderurgia).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 28/02/2023 - 16:20