No ano de 2022, Minas Gerais atingiu um recorde na meta de cobertura vacinal contra febre aftosa. O estado atingiu o índice de 97%, superando a meta da campanha realizada entre novembro e dezembro. Aproximadamente 25 milhões de bovinos e bubalinos foram imunizados.
A febre aftosa é uma enfermidade que atinge principalmente a boca e os pés de animais de caso fendido. Contagiosa, ela se manifesta com o surgimento de aftas nas extremidades. A doença é causada por um vírus, presente no fluido das vesículas, na saliva, leite e fezes de animais infectados. O contágio é feito pelo contato com quaqluer objetivo contaminado. Após infectado, o animal começa a excretar o vírus antes mesmo que os sintomas apareçam.
O sucesso da campanha foi garantido por meio de iniciativas do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Com os bons resultados, o estado poderá conquistar o reconhecimento de parea livre de febre aftosa sem vacinação. Esse cenário abre oportunidades no mercado para a carne mineira, com novas parcerias comerciais.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 06/02/2023 - 06:15