foto: prefeitura de Lafaiete
Nesta quinta-feira, 2, se reuniram a prefeitura de Conselheiro Lafaiete, Superintendência Regional de Saúde, COSEMS, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital e Maternidade São José, para que fossem finalizadas as tratativas para garantir a continuidade da prestação de serviço de hemodiálise em Conselheiro Lafaiete.
Após uma notificação feita no dia 9 de janeiro deste ano pela Clínica Santo Antônio informando o encerramento do contrato de prestação de serviço de hemodiálise com a prefeitura, imediatamente, a administração municipal tomou providências para que a população não ficasse desassistida.
Desde então, foram iniciadas inúmeras tratativas com a direção do Hospital e Maternidade São José que, após várias reuniões, se prontificou em assumir o serviço. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde deram início aos procedimentos formais para a habilitação do hospital, que passará a prestar os serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise para pacientes de Lafaiete e região. O processo de credenciamento junto ao SUS já está em andamento na Secretaria de Estado da Saúde.
O município notificou a Clínica Santo Antônio, que deve cumprir o prazo de 120 dias até a cessação dos serviços, de acordo com cláusula contratual. Por outro lado, a nova unidade responsável pelo serviço deve se preparar neste mesmo período para iniciar os atendimentos, a fim de garantir que a assistência não seja paralisada.
O prefeito Mário Marcus(DEM) ressaltou a preocupação com os pacientes que necessitam deste atendimento e se empenhou, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde, para solucionar o impasse. “Tão logo fomos notificados sobre a intenção da paralisação do atendimento e, imediatamente, iniciamos uma busca por uma nova unidade para assumir os atendimentos. Hoje finalizamos o processo e o hospital será habilitado, assegurando a continuidade do serviço. A saúde é um dos setores que sempre recebeu atenção por parte da administração municipal, temos nos empenhado para melhorar cada vez mais a assistência à nossa população”, afirmou o prefeito.
Saiba mais sobre o caso: https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/28353-clinica-de-hemodialise-de-cl-diz-em-nota-que-vai-encerrar-as-atividades-em-30-dias
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 02/02/2023 - 19:45