30% das crianças em idade escolar apresentam problemas oftalmológicos que interfere no seu desempenho diário e, consequentemente, na sua inserção social e em sua qualidade de vida. Por isso, a prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Saúde, lança o projeto, concedido por meio de uma emenda impositiva pela Câmara Municipal, pelo então vereador da época Eduardo Matosinhos, no valor de 500 mil reais, destinado à atenção integral da saúde oftalmológica.
De acordo com a Superintendente Municipal de Saúde, Ana Paula Cruz Pinto, “os setores da Secretaria Municipal de Saúde se organizaram e deram início do levantamento de Crianças em idade escolar, que é o principal foco do projeto, através do Programa Saúde na Escola, com a realização do Teste de Snellen. Foram identificadas 500 crianças de aproximadamente 2790 alunos avaliados das 12 escolas pactuadas com o programa”, esclarece Ana Paula.
Atuar na prevenção é sempre o melhor caminho, através de tratamentos clínicos na idade infantil, pode-se evitar que na idade adulta, o indivíduo precise ser submetido a tratamentos cirúrgicos e tratamentos de doenças oculares graves.
“Através do diagnóstico precoce de doenças, com um tratamento efetivo e um programa de estimulação visual, pode-se permitir que o indivíduo possa ter uma integração maior com seu meio, sem necessidades futuras de intervenções médicas e enquanto criança, detectado o problema, a interação e interesse do aluno no aprendizado se torna cada vez mais expressivo”, explica o Médico Oftalmologista, Dr. Thiago Brum.
O projeto atenderá as crianças em idade escolar da Rede Municipal de Educação com déficit de acuidade visual. Ele funcionará em parceria com a Secretaria de Educação. “O Projeto para detecção e intervenção precoce para a prevenção de deficiências visuais é uma integração entre a Atenção Primária de Saúde e a Atenção Especializada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, além de ser também uma ação social devido ao público- alvo, no qual o objetivo é garantir que crianças em idade escolar e pessoas de baixa renda tenham acesso a lentes corretivas, pois através de um diagnóstico precoce acontece a prevenção de problemas visuais graves, garante uma melhor qualidade de vida e bons desempenhos escolares”, relata Ana Paula.
Na manhã dessa quinta-feira, 26, o prefeito de Congonhas esteve no Centro de Especialidades Médicas para a entrega dos primeiros óculos aos alunos. “É um projeto inovador. Nesta primeira etapa estamos entregando mais de 500 óculos aos alunos que serão beneficiados. Mas o projeto contemplará também adultos de baixa renda que deverão procurar a UBS da sua referência. Caso o problema seja detectado, o aluno e o adulto receberão gratuitamente os óculos pronto, armação e lentes de acordo com seu grau”, explica o prefeito.
Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 27/01/2023 - 15:20