Neste primeiro mês do ano, a Diretoria de Trânsito da prefeitura continua nos recordando de que todos nós em algum momento nos nossos deslocamentos diários, nos tornamos pedestres. E por isso, é muito importante ter cuidado e zelar pela vida de cada pessoa no trânsito; seja aquelas que estão atrás do volante ou do guidão, ou daquelas que estão a pé pelas vias de nossas cidades.
Na última reflexão, falamos sobre o cuidado com os idosos e hoje queremos trazer dicas para a conscientização dos pequenos. "É fundamental que os pais orientem seus filhos, desde muito pequenos, a ter cuidado no trânsito, a usar o cinto e atravessar na faixa. O motorista consciente do futuro se molda na criança de hoje", comenta o Diretor de Trânsito de Congonhas, Ronaldo Jesulino.
Confira algumas dicas de segurança:
• Crianças menores de 10 anos devem estar acompanhadas por um adulto quando circular por ruas e calçadas, com mãos dadas.
• Ensine a criança a sempre atravessar na faixa de pedestres. Dê o exemplo! A criança aprende observando seus pais, por isso, nunca atravesse fora da faixa ou com o semáforo de pedestres fechado.
• Mostre para a criança que ela deve ter cuidado ao passar pelas garagens e nunca devem passar atrás de um carro quando estiver dando marcha ré.
• Ande sempre pela calçada e não pela rua.
• Ensine seu(sua) filho(a) que só se pode atravessar a rua quando o sinal para pedestre estiver verde. Fale com ele, também, da importância de fazer contato visual com os motoristas dos veículos antes de atravessar.
• Ensine aos pequenos que é importante olhar bem para os dois lados da rua, porque alguns motoristas poderão não obedecer ao semáforo.
• Fale com a criança sobre os riscos de ser atropelada caso atravesse as ruas e avenidas correndo e sem olhar para os lados.
• Não deixe que as crianças brinquem em ruas, estacionamentos ou perto de entradas e saídas de garagens.
• Se a criança gosta de pedalar, é importante que os pais estejam acompanhando ela e que não transitem por vias de grande movimento.
Aos motoristas, cabe a responsabilidade de redobrar a atenção, dando sempre preferência aos pedestres, moderando a velocidade nas proximidades de escolas e creches.
Pais e motoristas conscientes, escolhem sempre defender a vida do pedestre, do mais novo ao mais velho.
Por Reinaldo Silva - Comunicação Prefeitura de Congonhas
Arte: Laço Amarelo
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 23/01/2023 - 18:20