Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 19° Quinta, 21 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Comunidade


Começa a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes




 

Um dos mais tradicionais eventos voltados para o audiovisual no Brasil, a Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 26ª edição, de 20 a 28 de janeiro de 2023. Em nove dias de programação intensa e gratuita, serão exibidos 134 filmes em 57 sessões de pré-estreias e mostras temáticas em três cinemas instalados na cidade – Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro.

E na plataforma do evento www.mostratiradentes.com.br, o público poderá assistir a 40 filmes da programação e acompanhar os debates que serão disponibilizados para acesso gratuito, de qualquer lugar do mundo. A seleção de 134 filmes, vai apresentar a força da cinematografia brasileira contemporânea.

Segundo os organizadores, a Mostra chega mais convicta do seu papel de plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo e apresenta ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, com novas abordagens, personagens, estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico. Além disso, busca promover intensas atividades de formação, como debates, oficinas, sessões comentadas, rodas de conversa, lançamento de livros, performances musicais, exposições, atrações artísticas.

Prata da Casa

A abertura da Mostra foi no dia 20 de janeiro, com homenagem aos cineastas mineiros radicados na Bahia, Ary Rosa e Glenda Nicácio, apresentando a temática “Cinema Mutirão” e exibição, em pré-estreia, de "Mugunzá", novo filme da dupla de realizadores.

Se é para representar a temática desse ano de “Cinema Mutirão”, a dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa, escolhidos para receberem a homenagem de 2023 na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, é essencial. Mineiros de nascimento (ela é de Poços de Caldas; ele, de Pouso Alegre), radicaram-se em Cachoeira (BA) em 2010, ao irem estudar cinema no então recente curso da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano). Fundaram a produtora Rosza Filmes e, desde então, fazem alguns dos títulos mais celebrados do cinema brasileiro contemporâneo, construindo uma vasta comunidade local de realizadores, inclusive em projetos de educação audiovisual.

Prolíficos, Glenda e Ary assinaram a direção conjunta de cinco longas-metragens em cinco anos: “Café com Canela” (2017), “Ilha” (2018), “Até o Fim” (2020), “Voltei!” (2021), “Mugunzá” (2022) e “Na Rédea Curta” (2022). Glenda ainda dirigiu um projeto solo, o média-metragem “Eu não Ando Só” (2021). Para o coordenador curatorial da Mostra de Tiradentes, Francis Vogner dos Reis, “a singularidade do trabalho de Ary Rosa e Glenda Nicácio é um esforço coletivo a somar as pequenas diferenças em um território comum que é a região de efusiva cultura negra nas cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba. Se o território é determinante, o cinema produzido responde a um cotidiano e a um imaginário compartilhados, de caráter comunitário, tanto no ecossistema da equipe quanto na relação mais ampla com a cidade”.

 

Cemig: compromisso com a cultura

O evento conta com o apoio da Cemig, uma das maiores incentivadoras de cultura em Minas Gerais, a que patrocina projetos desenvolvidos em diferentes áreas e colabora com a preservação do patrimônio permanente do estado. Atualmente, a Cemig patrocina dezenas de equipamentos históricos em todo o estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal de incentivo à cultura.

Segundo a empresa, esse protagonismo reforça e reflete o posicionamento da empresa ao garantir um maior alcance e assertividade nos incentivos, além de apoio às demandas estratégicas, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais, fomentando a economia criativa mineira e possibilitando o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. 

Serviço

26ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Quando: 20 a 28 de janeiro de 2023

Onde: Tiradentes, MG

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cemig




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 22/01/2023 - 08:50


Comente esta Notícia