Imagem ilustrativa / reprodução internet
A Prefeitura de Ouro Branco se reuniu, na quinta-feira, dia 19 de janeiro, com a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Lins, e sua equipe. O objetivo foi repassar a demanda do município, sobre o apoio ao projeto de instalação de um observatório astronômico na Serra de Ouro Branco.
Segundo a Prefeitura, a estrutura prevista para o Observatório Astronômico prevê condições de receber um telescópio principal. Além disso deve abrigar equipamentos e recursos tecnológicos que possibilitem o desenvolvimento de projetos e programas de extensão, ensino e pesquisa em astronomia e áreas afins da UFSJ (Campus Alto Paraopeba) em colaboração com outras instituições de ensino superior como UFOP, IFMGs (Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto), que já desenvolvem ações de popularização da ciência, ensino de física e demais áreas de conhecimento.
Além disso, os cursos de engenharia ofertados pelo Campus Alto Paraopeba da UFSJ (mecatrônica, civil, telecomunicações, bioprocessos e química) são potencias para o desenvolvimento de tecnologias nestas áreas e estudo de processos em astrofísica, astrobiologia e astroquímica.
Na oportunidade, os representantes de Ouro Branco entregaram ao IEF documentos de apoio de instituições de ensino e a proposta básica para instalação do observatório. A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou que já está em contato com a empresa CSN Mineração, negociando a cessão de uma área de aproximadamente 2 mil m2 para instalação do observatório.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 21/01/2023 - 10:57