Os dias mais quentes são convidativos para atividades ao ar livre, como uma boa caminhada, piscina ou praia, entre outras opções. No entanto, o cuidado com a pele deve ser intensificado neste período para evitar insolação, queimaduras, manchas e, principalmente, o câncer de pele. A dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, alerta que a radiação solar é a grande responsável pelos sinais do envelhecimento na pele, causando perda da espessura, elasticidade e firmeza, resultando em rugas e flacidez.
De acordo com a especialista, o verão requer quatro cuidados fundamentais com a pele, seja do rosto ou do corpo. São eles:
Proteção solar: Use filtro solar com FPS mínimo de 30 e reaplique a cada 3 horas. Dê atenção especial para áreas mais expostas ao sol: rosto, colo, ombros, mãos e pernas. Associe o filtro sempre com outras medidas: roupas e chapéus com proteção solar ou, se preferir, opte por espaços com sombra, além de evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre às 10h e 16h.
Hidratação: Uma pele hidratada reage melhor às agressões do ambiente, como a radiação solar ou excesso de cloro da piscina. Isso inclui o uso de loções/cremes hidratantes, também no pós-sol, além do aumento do consumo de água. Por sua textura fluida, os hidratantes em loção são uma boa opção por serem rapidamente absorvidos e não deixarem a pele grudenta.
Limpeza: A limpeza da pele durante o verão é importante para remover adequadamente o filtro solar, sal, cloro e impurezas acumuladas ao longo do dia. Entretanto, deve ser suave para garantir a manutenção da camada protetora da pele e ajudar a manter a hidratação. Os óleos de banho, por exemplo, promovem uma higiene suave e removem os resíduos de protetor solar por meio da limpeza óleo a óleo.
Água termal: Além de refrescar a pele do calor, a água termal tem ação calmante. O produto pode ser aplicado no cabelo e no corpo para potencializar a hidratação.
VERÃO X DEPILAÇÃO
Para aqueles que optam por se depilar durante o verão, a dermatologista reforça que não é recomendado a retirada dos pelos corporais e faciais imediatamente antes de se expor à praia ou piscina, por exemplo. Mesmo os métodos de depilação mais gentis podem gerar pequenas irritações ou arranhões na pele, sendo foco para infecções.
"Após a depilação, devemos esperar no mínimo 24 horas para nos submetermos a esses ambientes, pois a recuperação da pele após o procedimento pode ser mais lenta pela umidade do ambiente, alta temperatura e atrito com a areia", explica. A especialista orienta ainda que as áreas da pele irritada também têm maior risco de manchar quando expostas ao sol, sendo necessário optar por métodos mais suaves para a retirada dos pelos, a fim de evitar alergias e arranhões.
Dra. Judith Cavalcante é consultora de Philips e médica dermatologista credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 15/01/2023 - 19:15