Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Congonhas recebe programa Mais Pecuária Brasil, uma das maiores iniciativas de melhoramento genético do país




 

Em mais uma iniciativa para fortalecer os produtores rurais, Congonhas agora faz parte do Programa Mais Pecuária Brasil. Este é um dos maiores programas de melhoramento genético do país. O técnico da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) deu início aos trabalhos de inseminação artificial do rebanho bovino na fazenda Santa Cecília, que fica na comunidade do Monjolos. E estes trabalhos devem chegar, de forma totalmente gratuita, a diversos sítios e fazendas do município.

O processo é realizado por um veterinário especializado, que num primeiro momento, irá realizar o ultrassom para garantir que as matrizes não estão prenhas. Em seguinda, são utilizados os hormônios que induzem a ovulação. Após alguns dias, o processo é finalizado com a inseminação dos animais. O custo desse procedimento é zero, tanto para o município quanto para o produtor, que ganha a posssibilidade de aumentar a produção do rebanho e de leite, gerando mais renda no campo.

O programa durará um ano, podendo ser estendido até quatro. A capacidade é de inseminar 100 vacas por mês, somando 1.200 por ano. O responsável por trazer o programa para Congonhas foi o Diretor de Desenvolvimento Rural João Paulo Monteiro. Produtores rurais interessados em participar do programa Mais Pecuária Brasil podem se cadastrar na Diretoria de Agricultura que fica na Avenida Getúlio Vargas, 69 (Fundos). – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3731-3789 e 3731-3302.

"Este programa é um marco histórico do nosso governo e também para os produtores. será possível desenvolver o setor de agropecuária trazendo alta tecnologia e qualidade na inseminação. Nós já temos um programa de inseminação no município, mas com essa parceria com a CONAFER, conseguimos ampliar e dar maior performance para o programa conseguindo garantir a qualidade do processo e caso a inseminação não aconteça, o processo é reiniciado", comenta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Congonhas, Ana Gabriela Dutra.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 31/12/2022 - 11:15


Comente esta Notícia