O vereador Osvaldo César da Silva (Vado) (DC) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lafaiete para a gestão do próximo ano. A eleição aconteceu no dia 15 de dezembro e ele foi eleito por unanimidade dos votos da casa. Em entrevista ao Jornal CORREIO e portal CORREIO Online, Vado conta como foi a eleição e quais são as propostas para sua gestão, que começa no dia primeiro de janeiro de 2023.
Nesta eleição, o parlamentar foi o único candidato. "Sabíamos que haveria outro candidato, mas o vereador Sandro José (PROS) retirou sua candidatura e teve que se ausentar, não votando por motivo de saúde. Foi uma eleição tranquila, um processo de muita coragem e persistência", relata Silva, animado com o resultado.
Em outras eleições, ele já havia se candidatado duas vezes: na primeira perdeu de 12 a 1 e na segunda, de 7 a 6. "Você tem que acreditar nos seus objetivos. Quando perdi da primeira vez, senti que era minha vontade e a vontade da população a mudança. Mas me apresentei, perdi e tive um retorno. Esse retorno veio na segunda vez, perdendo de 7 a 6. Ou seja, cresceu um pouco", relembra o vereador.
Nesse último pleito, o edil obteve 12 votos, vencendo por unanimidade. "Na sequência o presidente seria o colega André Menezes (PL), mas ele desistiu e me apoiou, dando a oportunidade para mim por confiar no meu trabalho. Quebramos um paradigma de muitos anos. A maioria das vezes o presidente da Câmara era só situação. Muita gente fala que sou da oposição, mas sou uma oposição consciente", reforça.
O vereador, que é jornalista e radialista, reforça seu compromisso com Lafaiete na busca por desenvolvimento: "Sei o que se passa na cidade. Através da minha função, conheci os maiores problemas. Sabemos o potencial que Lafaiete tem: é a única cidade que tem uma malha ferroviária no centro, a BR-040 que passa na porta, um aeroporto que precisa ser cuidado, dois distritos industriais para explorar mais. Estamos em um eixo que é inadmissível não crescermos".
Segundo Vado, a chave para o crescimento é uma boa relação entre câmara e prefeitura. "Essa parceria é de muita responsabilidade. Se a prefeitura for boa, a Câmara é boa. Meu slogan é esse: 'O que é bom para Lafaiete, a câmara aprova'. Sabemos da importância do presidente; ele tem que cumprir regimento interno, proteger os vereadores. Sabemos da luta de cada um. Os vereadores têm a maior intenção de fazer o melhor pela cidade. Muitas coisas não são atendidas por causa da burocracia", destaca.
Vado finaliza com um pedido: "É de suma importância a participação da população nas decisões do legislativo lafaietense. A Câmara sempre esteve aberta em horário comercial e tem espaço para que as pessoas possam frequentar as reuniões. Sabemos que a população é a beneficiária de tudo, então os cidadãos têm que demonstrar interesse de estar a par das decisões, do que é votado lá dentro. Pedimos que as pessoas participem das reuniões que acontecem às terças e quintas-feiras, às 19h. A união de todos pode decidir grandes conquistas".
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 30/12/2022 - 09:15