Com a intensificação das chuvas, o Brasil tem assistido a uma série de problemas que poderiam ser evitados, caso as atitudes certas tivessem sido tomadas em tempo hábil. Entre eles, desmoronamentos em trechos de estrada, que além de interdições de trânsito, têm provocado até mesmo mortes. E é um cenário assim que se desenha na MG-129. Conforme já vem sendo alertado pelo Jornal CORREIO, uma erosão vem engolindo a sustentação da pista, que é submetida a um intenso trânsito de veículos pesados. A situação tem se agravado com o tempo, e é bem provável que o período mais crítico seja enfrentado sem qualquer obra de recuperação.
O buraco, que possui cerca de 10 metros de diâmetro e outros tantos de profundidade, está a poucos metros da estrada, que faz a ligação entre Lafaiete e Ouro Branco. Segundo motoristas, a cratera representa um grande perigo, graças ao traçado da via, que não oferece visibilidade a quem desce ou sobe. Mas ainda assim, uma ação mais concreta deve ficar mesmo para 2023. Em resposta ao ofício enviado por nossa equipe de Jornalismo, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que está com o projeto de recuperação da erosão do aterro, no quilômetro 201 da MG-129, em desenvolvimento, mas não cravou uma data para o início das obras.
Na mesma nota, enviada no dia 7 de dezembro, o órgão estadual informou que “o local permanece sinalizado e monitorado por técnicos do Departamento. Durante o período chuvoso, o DER-MG orienta os motoristas a programar as viagens, verificar as condições do veículo e praticar a direção defensiva”, adiantou a Assessoria de Comunicação Social do DER. Oito meses antes, em abril de 2022, a situação já havia sido levada ao conhecimento do DER pelo Jornal CORREIO. Na oportunidade, o órgão reconheceu que “a MG-129 é de vital importância para a economia da região, já que faz a ligação para a cidade de Ouro Preto e as comunidades de Lavras Novas, Santa Rita, entre outras”. Também assegurou que ia “realizar levantamentos e estudos técnicos necessários à elaboração do projeto de engenharia para recuperação do aterro e revisão do sistema de drenagem da rodovia".
Obras seguem em viaduto sobre a 040
Enquanto isso, motoristas que cruzam a BR-040 ou usam a MG-383 têm uma preocupação a menos. Atendendo ao alerta feito por meio do Jornal CORREIO e CORREIO Online, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou o reparo na alça que liga a rodovia estadual à federal, dando acesso a municípios como São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Lagoa Dourada, entre outras, na altura de Joaquim Murtinho. Os trabalhos devem estar concluídos em janeiro de 2023.
A reportagem inicial foi sugestão de um leitor. Diante da denúncia, o Jornal CORREIO ouviu os possíveis responsáveis. Em resposta aos ofícios, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que “a BR-040/MG está concedida à iniciativa privada, não sendo de responsabilidade desta Autarquia”. A Via 040 afirmou que “o viaduto é de responsabilidade do DER”. Já o DER esclareceu que o viaduto que faz a ligação da BR-040 com a MG-383 está sob sua a responsabilidade e “a realização de serviço de manutenção já está programada e deverá ocorrer ainda este ano”, como, de fato, ocorreu.
Em atenção ao ofício enviado pela nossa equipe, na quarta-feira, dia 7, o DER-MG informou que está realizando a manutenção do encabeçamento do viaduto na CMG-383, no trevo de Murtinho, entre Conselheiro Lafaiete e Congonhas, sobre a BR-040. “O serviço está em andamento. O DER-MG já concluiu um muro de sacos de cimento (rip rap) para contenção do talude, no ponto mais crítico, e sanou o problema localizado. A próxima etapa prevê a recomposição dos ravinamentos e plantio de grama em placas. A previsão de conclusão dos serviços é para o final de janeiro, desde que haja condições climáticas favoráveis”.
As informações são da Assessoria de Comunicação Social do órgão estadual.
Motoristas que circulam pelo trecho, próximo à localidade de Carreiras, correm risco de vida ao trafegarem pelo trecho acidentado
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 18/12/2022 - 16:40