Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 20° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Distritos de Congonhas recebem iluminação especial de Natal




 

Dezembro é um dos meses do ano mais esperados pela população de várias cidades. Um dos motivos é o clima natalino. Por isso, a prefeitura de Congonhas, pensando em cada morador e visitante inovou este ano. Além das luzes tradicionais no centro da cidade e bairros próximos, os Distritos do Alto Maranhão, Lobo Leite, Murtinho, Pires e Santa Quitéria, foram contemplados com luzes e enfeites, tornando cada lugar com um ar mais mágico.

Nesta mesma magia o Embarcadouro Goiabeiras (nome referente à região em que se encontra), próximo a Informação Turística na entrada da cidade, recebeu pela primeira vez uma ornamentação natalina, trazendo charme e beleza e revivendo a história do local.

Construído entre as décadas de 1950 e 1960 pelo consórcio W.M.H. Muller S.A. (Holanda) e a Mineradora Minas do Itacolomy Ltda, o Embarcadouro Goiabeiras desempenhou importante papel na dinamização das exportações de minério de ferro hematita e manganês, das minerações existentes no entorno de Congonhas e destinado aos portos de Cubatão e Rio de Janeiro.

Segundo o historiador André Candreva, “o minério era extraído na região do Pires na região da Vigia, divisa com Miguel Burnier. Vinham os caminhões pela BR040 e eram depositados os minérios no pátio acima e jogados nos chamados “cochos”. Após eles abriam as compotas e enchiam 25 vagões simultaneamente. Foi o mais moderno Embarcadouro de minério do Alto Paraopeba que funcionou de forma ininterrupta por mais de 30 anos. No máximo em 3 horas, eles conseguiam formar uma composição de 50 vagões e o trem seguia para Cosipa, Companhia Siderúrgica Paulista. Antes da sua construção, o mesmo terreno onde foi edificado funcionava como pátio de estoque de minério, em que caminhões carregados levavam o minério e o derramavam no local, enquanto os vagões eram carregados manualmente, em um processo lento e dispendioso. Portanto, a construção do Embarcadouro, proporcionou um aprimoramento no sistema de carregamento do minério e, segundo o sr. Hélio Ferreira, ex-Diretor Administrativo da Empresa Minas Itacolomy “era o carregador de vagões mais ágil e importante do Estado de Minas Gerais da sua época” (conforme placa alusiva em frente ao monumento)”, relata o historiador.

A iluminação especial destaca ainda mais sua beleza arquitetônica ao mesmo tempo que resgata a história da cidade. Segundo a Assessora de Políticas Públicas, Michelle Naves, “utilizamos a estrela da natividade que representa a estrela de Belém que, segundo a tradição cristã, foi a estrela brilhante que anunciou e guiou os três reis magos até o local do nascimento de Jesus. A iluminação percorre todo o paredão na entrada da cidade. Podemos dizer que o principal significado da estrela de natal é o “caminho a seguir”. Ela é o guia dessa data especial para a população”, afirma.

Para o prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, “a iluminação de Natal é a preparação para celebrar com alegria o nascimento do Salvador nas nossas famílias, nas comunidades e nas cidades. Isso faz parte do patrimônio da nossa fé e da nossa cultura e traz a esperança de uma humanidade cada dia melhor”, conclui.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – prefeitura de Congonhas

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/12/2022 - 11:30


Comente esta Notícia