Em dezembro de 2022 o Museu de Congonhas completa 7 anos. Com a proposta de ser um museu de sítio histórico - proporcionando uma imersão sobre o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, de forma a qualificar e intensificar a visita a este espaço - o passar dos anos o transformou também em centro cultural, recebendo artistas de renome local, nacional e mundial, para shows, apresentações e exposições. Como parte das celebrações desta trajetória, nos dias 14 e 15 de dezembro acontece a realização do “Segundo Simpósio do Museu de Congonhas - Barroco Trans-Histórico: Leituras e Possibilidades”.
“Após a realização da primeira edição do simpósio em 2021, concluímos que, se por um lado tivemos grandes avanços em nosso programa de educação patrimonial, ainda precisamos de maiores esforços para alcançarmos a proposta seminal do Museu de Congonhas em se tornar um centro de referência do barroco. A realização de mais uma edição do simpósio tem esse intuito, apresentar o Museu de Congonhas como espaço privilegiado para pesquisa e produção de conhecimento”, relata Matheus Velozo, coordenador do setor educativo do Museu de Congonhas.
Assim, durante o simpósio, a instituição receberá pesquisadores e especialistas para apresentar seus estudos e apontamentos sobre a "linguagem barroca”, fomentando discussões e provocando novas percepções sobre as possibilidades do espaço. “O empenho em realizar mais uma edição do simpósio é para que realmente se transforme em uma tradição e coloque nossa instituição no centro do debate acerca da arte do barroco mineiro”, conta Lourdes Maria, coordenadora dos Museus de Congonhas.
No dia 14, a partir das 9h, as convidadas Jurema Machado, Célia Corsino e Carla Castro discutem sobre “O Papel dos Museus para a apresentação e interpretação do Barroco” e no dia 15, também às 9h, o artista e pesquisador congonhense Luciomar de Jesus apresenta sua palestra/interferência “Reminiscências do Barroco na contemporaneidade: práticas e vivências dos santeiros populares”.
As inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível no perfil do Instagram @museusdecongonhas. Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Museu de Congonhas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 06/12/2022 - 12:00