Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 17° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


JORNAL FOB - Endoscopia: o que é, como é feita e qual o preparo necessário

O Hospital FOB realiza o exame em seus ambulatórios




 

A Endoscopia Digestiva Alta é um exame que permite a visualização e captação de imagens do esôfago, estômago e parte inicial do intestino (bulbo e 2º porção duodenal). O procedimento auxilia na detecção de doenças que acometem essas regiões, como úlceras, inflamações, tumores, sangramentos.

Apesar de assustar a maioria das pessoas, o procedimento não machuca e produz o mínimo de desconforto possível, uma vez que é feito sob sedação. A Endoscopia só deve ser realizada após a avaliação e pedido do médico assistente. Normalmente, é indicada para pacientes que tenham desconforto, dor, queimação na região estomacal, azia constante, dores abdominais frequentes, sangramento digestivo ou alterações de hábito intestinal.

 Além da visualização, permite a coleta de biópsias (para definir as lesões) e outros procedimentos terapêuticos (polipectomia, gastrostomia, dilatação, tratamento de sangramento, entre outros). É realizado sob sedação, o que permite uma boa tolerância, pela maioria dos pacientes.

Esse exame também pode ser requerido para a retirada de objetos que possam ter sido engolidos acidentalmente ou, ainda, pode ser utilizado para a realização de biópsias da mucosa do esôfago, estômago ou duodeno, a fim de detectar doenças e suas condições.

Como o procedimento é realizado?

A endoscopia é um exame muito seguro e simples, tendo duração de 10 a 20 minutos. O exame consiste em duas pequenas etapas: a sedação e a introdução do endoscópio.

No exame , o Endoscópico é um equipamento com câmera (na realidade um CCD) na ponta, que será introduzido pela boca, alcançando as regiões supracitadas anteriormente. Para que o paciente sinta o menor desconforto possível, durante o processo, dois tipos de anestesia podem ser aplicados: spray anestésico na garganta e sedação.

É necessário jejum por 12h antes do exame e, se houver necessidade do uso de alguma medicação prescrita (por exemplo anti-hipertensivos) antes do exame, o paciente deve tomá-la com pequenos goles de água.

Caso o paciente seja diabético, é indicado marcar o exame para o horário mais cedo possível e deixar para fazer uso de insulina ou dos hipoglicemiantes orais após o exame e próximo à primeira refeição do dia.

Passado o tempo de realização do exame, o paciente permanecerá na sala de repouso por cerca de 10 a 30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. A garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e o paciente sentir um discreto desconforto no estômago. Espirros ou sensação de congestão nasal podem ocorrer caso o mesmo tenha recebido oxigênio suplementar durante o exame.

Um acompanhante deve estar obrigatoriamente disponível para ajudar a levar o paciente de volta para casa. Devido aos efeitos da medicação, o paciente não deve dirigir, operar máquinas, ou beber álcool até o dia seguinte ao exame, quando será capaz de retornar às atividades rotineiras.

Hospital FOB

O Hospital FOB conta com médicos especialistas para a realização do exame com a máxima segurança. Eles acontecem nos ambulatórios de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete. Os agendamentos e mais informações sobre o exame pode ser obtido pelo telefone (31) 3749-6161.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 22/11/2022 - 06:50


Comente esta Notícia