Foto: Acervo Jornal Correio
Procura por produtos verde e amarelo já começou nas lojas Sapeca e Viva
Os 26 nomes que irão vestir a amarelinha do Brasil na Copa do Qatar já foram revelados pelo técnico Tite – como sempre, sem unanimidade. Mas de uma coisa, quem acompanha o futebol não costuma discordar: pela qualidade do elenco, em 2022, a seleção brasileira tem tudo para brigar pelo hexa. E esse otimismo já parece ganhar as ruas. Ainda que de forma tímida, os lafaietenses começaram a busca por roupas e objetos de decoração nas cores da bandeira. A expectativa é de que, até a estreia, no dia 24, aquele sentimento capaz de unir o país esteja mais forte. Os jogos na parte da tarde e até a data da realização (em novembro e dezembro, meses em que há reforço de caixa pelo 13º) podem fazer dessa Copa uma das mais animadas dos últimos anos.
Gerente da Loja Viva, Roberto dos Santos Gomes, 47 anos, revela que as expectativas para as vendas são as melhores possíveis: “Com a chegada da Copa, acreditamos que as vendas vão melhorar e, inclusive, gerar mais empregos para a população”, avalia. Com o estoque preparado para essa demanda, a loja investiu em uma linha completa de produtos, como camisas, bandeiras, cornetas, chapéus, enfeites para decorar a rua e diversas variedades de copos. Os mais procurados, segundo revela, são as camisas e bandeiras: “Acreditamos que a população deve sim entrar no clima da Copa do Mundo, não só usando as cores da seleção, como também decorando suas casas e comércio, pois essa é uma tradição em nosso país. O verde e o amarelo são as cores do país que mais vezes venceu essa disputa e sempre entra como um dos principais favoritos ao título. E também não podemos esquecer que o Brasil é o país do futebol e que brasileiro ama futebol”, explica.
Na loja Sapeca, a vendedora Estefane Carolaine Oliveira da Silva, 18 anos, também demonstra a mesma expectativa: “Nós enfeitamos nossa vitrine com o tema do Brasil e já iniciamos a nossa torcida por mais um título na Copa do Mundo. Os clientes já têm procurado produtos nas cores verde e a amarela - principalmente, as fitas e marabus - que são aqueles pelinhos de colocar no pescoço. Têm saído bastante, também, as aplicações de bandeiras do Brasil para colocar em blusas. Isso anima a gente do comércio; ajuda bastante”, conta.
Comércio fechará as portas durante os jogos
E se o momento, agora, é de correr atrás dos apetrechos para decoração e peças no estilo Brasil Corre para arrasar no look, na hora dos jogos, a expectativa é de que o centro fique praticamente deserto. Isso porque, diante do fraco movimento nos horários dos jogos e do desejo dos funcionários de assistir às partidas, as lojas devem ser fechadas enquanto a bola estiver rolando: “Pelo grande interesse que despertam, os jogos do Brasil costumam ‘parar’ as cidades, o que torna necessário orientar clientes e funcionários, a fim de evitar problemas. A orientação do Sindcomércio é que as empresas fechem as portas 15 minutos antes do início dos jogos do Brasil e as reabram 15 minutos depois do final dos jogos, caso isso ocorra dentro do horário de funcionamento”, explica o presidente da entidade, Bento José de Oliveira.
Ainda de acordo com Bento, a compensação da jornada poderá ser acordada com o funcionário para ser feita dentro do mês ou por meio do banco de horas estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho, se for o caso. “A considerar a programação da primeira fase, nos dias 24 de novembro e 02 de dezembro, os jogos do Brasil começarão às 16h, e no dia 28 de novembro, às 13h. Quanto às etapas seguintes, vai depender do andamento da competição. O Sindcomércio já solicitou a confecção de cartazes e tabelas, para a divulgação do horário e também das informações sobre a Copa do Mundo. Os cartazes para afixação nos estabelecimentos podem ser solicitados na sede da entidade e serão distribuídos no comércio. Já as tabelas da Copa serão distribuídas pelas empresas patrocinadoras”, acrescenta.
Para o Sindcomércio, a projeção é de boas vendas: “Com a data de realização alterada em função do clima, a Copa do Mundo do Catar irá coincidir, em parte, com a época mais importante de vendas no comércio de Lafaiete e a expectativa é que isso contribua para incrementar as vendas no período natalino. O comércio irá se adaptar, buscando, como sempre, atender melhor os clientes. A coincidência da competição com parte do período de vendas natalino não deverá impactar negativamente. Ao contrário: deve incentivar as vendas de itens relacionados à Copa do Mundo, influenciando positivamente o resultado do período”, finaliza. Mais informações e orientações podem ser obtidas por meio da secretaria do Sindcomércio CL.
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Postado por Mariana Carvalho, no dia 21/11/2022 - 08:38