Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


Enem 2022: 5 estratégias para quem vai fazer a prova




 

Faltando menos de uma semana para o Enem, que será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, o vestibulando precisa definir algo importante: quais estratégias utilizará para fazer a prova. Definir um plano é um passo crucial, já que o exame é um verdadeiro teste de resistência – 90 questões, com textos longos, a serem resolvidas em cinco horas.

O coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, separou cinco estratégias que podem auxiliar o estudante nos dois dias do Enem. Confira:

1 - No primeiro dia, começar olhando o tema da redação

O primeiro dia do Enem é composto pelas questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Segundo Molina, uma dica valiosa é começar olhando o tema da redação, sem escrever nada. Em seguida, o estudante vai para os testes e, conforme vai respondendo, pode anotar ideias ou conceitos que seriam válidos para o seu texto.

2- Reservar uma hora no final da prova para escrever a redação

Em complemento à primeira dica, é fundamental que o vestibulando reserve uma hora, ao final da prova, para escrever a redação. Deixando o texto por último, o candidato teve mais tempo para pensar e, ainda, pode usar o próprio repertório das questões para consolidar os seus argumentos na redação.

3- Ir direto para o comando e as alternativas na prova de Ciências da Natureza

"Para o segundo dia, na prova de Ciências da Natureza, uma dica valiosa é que o estudante vá direto para o comando e para as alternativas. Em muitas questões dessa área, o texto introdutório é uma matéria que já foi apresentada no Ensino Médio e se, eventualmente, o jovem já percorreu por essas disciplinas com comandos alternativos, ele consegue responder rapidamente", aponta Madson Molina. Assim, o vestibulando economiza dois minutos, que serão usados para resolver os testes mais sofisticados.

4- Na prova de Matemática, observar se há um distanciamento entre as alternativas

"Também para o segundo dia, na prova de Matemática, vale a pena que o estudante olhe, se num problema de conta, as alternativas têm um certo distanciamento matemático. Nesses casos ele pode, sim, fazer as contas de maneira aproximada – o que é muito mais rápido do que realizar, de fato, a conta de maneira precisa", indica o coordenador.

5 - Anotar no papel a estratégia para o Enem

"Uma última dica importante é que o aluno pegue um pedaço de papel e escreva qual estratégia vai utilizar para a resolução do Enem. Ele não pode entrar numa prova tão relevante de maneira amadora, como se fosse a primeira vez. Então, tem que ter escrito no papel: como ele vai começar, como vai desenvolver e como vai encerrar a prova", aponta Molina. Essa técnica traz mais segurança ao candidato, que saberá exatamente como agir.

Vale lembrar que a estratégia do primeiro dia é totalmente diferente da do segundo, justamente por serem áreas do conhecimento distintas. As táticas também mudam de acordo com cada estudante, que deve entender o que melhor funciona para ele. 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 08/11/2022 - 10:02


Comente esta Notícia