Foto: Reprodução/Secult MG
Monte Verde é o segundo destino mais acolhedor do Brasil
Que Minas Gerais é um estado com belas paisagens e comida boa nós já sabemos. A novidade é que, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo, nosso estado é o segundo mais procurado para viagens! Os destinos mais visitados pelos turistas são Monte Verde (Camanducaia, no Sul do estado), Lavras Novas (Ouro Preto) e Serra do Cipó.
Segundo os dados, Minas Gerais perde apenas para São Paulo. Para o secretário Leônidas Oliveira, esse resultado é fruto de uma gestão eficiente, focada no avanço do turismo. “Minas se destaca por seu povo hospitaleiro e sua enorme riqueza cultural. O turismo é uma forma de propiciar experiências e incentiva os pequenos negócios e a economia criativa, além de impulsionar investimentos locais. Como resultado, gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia”, destaca.
Até agosto deste ano, o estado criou aproximadamente 100 mil novos empregos no setor de turismo, por meio do Programa Reviva, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). Ainda segundo dados do IBGE, entre julho e agosto de 2022, Minas foi o segundo estado com maior crescimento no Índice de Atividades Turísticas. Com tantas belezas ao nosso redor, o melhor é visitar e aproveitar!
Monte Verde é um distrito de Camanducaia, com aproximadamente 4 mil habitantes. É considerado o segundo destino mais acolhedor do Brasil. Sua origem começa com a instalação de imigrantes da Letônia, que buscavam um lugar que os lembrassem de seu país de origem. Posteriormente, abrigou imigrantes da Hungria, Suíça, Alemanha, Rússia e Itália, além dos brasileiros.
Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto, muito procurado por moradores da região. Possui aproximadamente 1.500 habitantes e sua origem está entrelaçada com o período da corrida do ouro. O local possui infraestrutura para turistas, com grande investimento em hospedagem, casas noturnas, bares e restaurantes. A paisagem natural fica por conta do Parque Nacional do Itacolomi, além de flora e fauna local.
A Serra do Cipó faz parte do município de Santana do Riacho e possui cerca de 2 mil habitantes. O local preserva diversas pinturas rupestres, registro de comunidades que acreditavam no poder sobrenatural dos desenhos. Rodeada por cachoeiras, cavernas, trilhas e locais para escaladas, o destino certamente está na lista dos fãs do turismo de aventura.
Lavras Novas está localizada a apenas 50km de Lafaiete
A Serra do Cipó oferece cavernas, cachoeiras, trilhas e muitas atividades
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 29/10/2022 - 09:19