Devem ser iniciadas ainda este ano, ou no início de 2023, as obras de construção do viaduto do bairro Cachoeira e da trincheira sob a BR-040, na altura do bairro Paulo VI (zona Sul). Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Jornal CORREIO, a atualização mais recente foi a aprovação pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), que concedeu o licenciamento ambiental para ambos os empreendimentos. No caso da trincheira, o projeto já havia passado pelo crivo da concessionária Via 040 e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme entrevista concedida pelo prefeito Mário Marcus (DEM) em julho deste ano: “A licitação de uma obra deste porte dura em torno de 90 dias. É uma obra que deve ter de 6 meses a 1 ano de duração”, esclareceu, na época, o chefe do Executivo.
A obra foi orçada em R$8 milhões e tem como objetivo eliminar o risco a qual hoje estão expostos os motoristas, passageiros e pedestres que hoje são obrigados a cruzar a BR-040 em um trecho extremamente movimentado para fazer a travessia entre o centro, Paulo VI e bairros adjacentes, que somam hoje uma população estimada em 15 mil pessoas em uma área de grande expansão urbana. Ainda segundo Mário Marcus, a ideia é investir recursos próprios do município, além de parte da multa paga pela Vale e emendas parlamentares que venham a ser destinadas para este fim: “Depois de iniciada, a obra deve ser concluída em 180 dias. Como envolve intervenções na rodovia, ela precisa ser executada em período curto”, pontua. Como os trabalhos serão efetuados por uma empresa especializada, o prefeito não soube mensurar quantas vagas de emprego serão geradas.
Viaduto da Cachoeira
Na zona Norte da cidade, a espera é pelo início das obras do viaduto da Cachoeira. A estrutura ligará o bairro à região do Areal (noroeste), desafogando um dos pontos mais complicados do trânsito de Lafaiete. As negociações para a obra ocorrem desde 2017, quando o prefeito Mário Marcus fez as primeiras solicitações à MRS para realização da construção. Com tudo alinhavado, o viaduto será custeado pela empresa de logística, como contrapartida para a renovação do contrato da empresa com o Governo Federal.
Os trabalhos tiveram início com a sondagem do terreno, e após todos os trâmites necessários, o projeto obteve a aprovação do Codema. Conforme avalia o prefeito Mário Marcus, a obra contribuirá para a melhoria do fluxo de veículos no local. “A conclusão do viaduto vai impactar na melhoria do tráfego com melhor acesso aos bairros e ao centro da cidade. Esta construção certamente representará um marco na mobilidade urbana em Conselheiro Lafaiete”, disse o prefeito.
Trincheira vai ligar o prolongamento da rua Marechal Floriano aos bairros Paulo VI e Santa Matilde
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 25/10/2022 - 16:30