Foto: Reprodução/PMCL
No mês de Outubro acontece a campanha do "Outubro Rosa", que promove a conscientização da importância do cuidado da mulher, principalmente para a detecção precoce do câncer de mama. A data foi criada na década de 1990 e tem abrangência internacional, divulgando informações sobre a doença e formas de prevenção.
A enfermeira Natália Fernandes, da Unidade de Sáude da Família de Lafaiete, alerta que as mulheres devem prestar atenção em suas mamas durante rotinas diárias, como o banho, ao trocar de roupas. Se algo diferente for identificado, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde. É importante lembrar que mulheres entre 50 a 69 anos devem fazer mamografia de Rastreamento a cada dois anos, mesmo sem apresentar sintomas. Essas medidas ajudam no diagnóstico e tratamento precoces.
Segundo Natália, a rede de saúde do município está preparada para receber mulheres para o exame, especialmente durante o Outubro Rosa. Quem desejar fazer o exame, deve procurar o posto de saúde mais próximo da residência para receber o atendimento das equipes de saúde da família. Para isso, não precisa entrar em filas para marcar exame. O pedido será prontamente entregue à paciente, que poderá realizar o agendamento em uma das clínicas conveniadas do município. O resultado deverá retornar ao serviço de saúde para ser avaliado por um médico. No caso de alguma alteração, a paciente será direcionada para a rede de assistência, para ser cadastrada e poder dar sequência ao tratamento necessário.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 21/10/2022 - 11:12