Queluzito deu a largada para um dos maiores investimentos em infraestrutura de sua história. Foi assinado na quinta-feira, dia 29 de setembro, o contrato entre o município e a Sabril Pavimentação e Urbanização Ltda. A empresa irá realizar os serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação na comunidade de Campo Belo. Segundo o diretor presidente Alessandro Nogueira, a empresa tem muitos anos de experiência no ramo e já prestou serviços para Belo Vale, Congonhas, Lafaiete e a Vallourec: “Vamos procurar, junto com a fiscalização da prefeitura não prejudicar a obra, mesmo no período chuvoso. Será uma coisa coerente, pois somos uma empresa experiente no ramo. Fazemos de tudo para ter os melhores profissionais e atender à altura”, reforça o diretor.
De acordo com o prefeito de Queluzito, Danilo Rodrigues de Albuquerque, a obra foi contratada por R$ 4.658.307,42, e possivelmente é uma das maiores, senão a maior, em volume de recursos já contratada pelo município. “São recursos próprios oriundos dos royalties da Petrobras que estão viablilizando o avanço de várias obras em nosso município”, situa.
E as obras não devem parar por aí. Danilo Rodrigues de Albuquerque adianta que além do leito, subleito, aplicação do asfalto e toda a sinalização, será feita toda a infraestrutura de drenagem e esgoto, além de uma ciclovia e urbanização de todo o trecho. “Também faremos melhorias na iluminação, que hoje está aquém do que desejamos. Então, teremos uma obra de grande porte, pela qual o município está aguardando há muito tempo e que vai, realmente, contemplar todos os moradores da comunidade de Campo Belo”, reforça o prefeito.
Comunidade ganhará praça de lazer e esporte
Dando continuidade ao processo de urbanização, será realizada, no dia 11, uma nova licitação. Desta vez, para uma praça de esportes e convivência, também na comunidade de Campo Belo: “Será uma praça maravilhosa, que planejamos terminar no ano que vem, se Deus quiser, levando mais conforto, qualidade de vida, lazer e esporte para os moradores de toda aquela região, assim como para os turistas, que normalmente passam aqui, pela nossa cidade”, acrescenta. Somados, com a obra que já está com o contrato assinado, os investimentos superarão a casa dos R$ 7 milhões. “Com certeza, estamos fazendo isso com muita responsabilidade e muito carinho, para entregar a população uma obra de qualidade e que irá se perpetuar através dos anos, beneficiando esta e as gerações futuras”, assegura.
Segundo a prefeitura da cidade, a comunidade de Campo Belo é formada, hoje, por aproximadamente 70 famílias. Mas os benefícios que serão trazidos para o local se estenderão para vários outros pontos da cidade. Isso porque a comunidade dá acesso a mais de 50% da área rural de Queluzito, sendo caminho para várias localidades. “São obras que vão proporcionar conforto e lazer, fomentando o turismo e gerando emprego e renda para o município”, avalia o prefeito.
Reurb traz dignidade para os moradores
Além dos trabalhos realizados em Campo Belo, há mudanças e melhorias em outros pontos da cidade. Uma das mais significativas é o Reurb: programa de regularização fundiária que irá identificar e cadastrar aquelas famílias que tem um terreno, mas que não possuem a sua escritura. “Todas as famílias que se encaixarem na lei que rege o Reurb vão ser beneficiadas e receberão, em mãos e de forma totalmente gratuita, a escritura definitiva do seu terreno. É uma ação que traz qualidade de vida e dignidade ao formalizar e assegurar o direito à moradia”, pontua Danilo Albuquerque.
O programa teve início no bairro Leozina Albuquerque, onde os moradores já participaram da primeira reunião. Na sequência, serão atendidos também os moradores de outras áreas urbanas do município incluindo a comunidade de Campo Belo: “Além de receber a escritura de suas terras de graça, os que se encaixam no programa vão poder ter acesso a empréstimos pela Caixa Econômica Federal. “A partir do momento que a pessoa tem o seu documento de posse, com escritura na mão, as portas começam a se abrir. Se a pessoa tiver necessidade de fazer um financiamento oferecido pelo governo para construir sua casa própria ou reformar, com a escritura na mão, essas pessoas vão ter essa oportunidade. Então, é um grande programa, que já está sendo desenvolvido no município de Queluzito”, avalia o prefeito.
Novos veículos serão usados em benefício da população
Em setembro, Queluzito recebeu uma van de 10 lugares para atender pacientes com deficiência no transporte e tratamento fora do município, seja em BH, Barbacena ou mesmo Lafaiete. “A prefeitura, junto aos deputados, fez um trabalho com o governo do estado e esse transporte hoje já é uma realidade. Recebemos a van e estamos apenas esperando os trâmites legais para que ela comece a exercer o transporte dos pacientes. É uma conquista que vai nos ajudar muito nesse transporte dos pacientes, inclusive cadeirantes”, lembra.
O município ainda adquiriu, com recursos próprios, um veículo Sandeiro, da Renault, para também atender a sala de vacinas. “Ele será utilizado para buscar vacinas em Barbacena, BH, quando necessário. E também para poder atender na zona rural durante as campanhas de vacinação da população. Mais um bem adquirido pelo município que vai prestar serviço de qualidade, que a população merece”, afirma o prefeito.
Danilo Albuquerque e Alessandro Nogueira assinaram o contrato de licitação
Representante da Sabril se reuniu com a equipe da prefeitura
Pavimentação na comunidade de Campo Belo facilitará o trânsito para diversas localidade
Local onde será construída a nova praça
Projeto mostra como ficará a nova praça
Veículos reforçam frota do município
Van é equipada para atender pacientes com deficiência
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 13/10/2022 - 10:25