Foto: Reprodução/PMCL
Na manhã da última terça-feira, 11 de outubro, a Defesa Civil de Lafaiete apresentou o Plano de Contingência para o período chuvoso, que vai de 15 de outubro a 31 de março de 2023. O plano tem como objetivo orientar as ações a serem tomadas de imediato por órgãos e entidades envolvidas em caso de desastres relacionados a eventos naturais.
Esse suporte é feito por meio do Sistema de Comando em Operações (SCO) é uma rede organizada e mantida em alerta para auxiliar nos trabalhos urgentes, além de prestar socorro, ajuda humanitária, encaminhamento de desabrigados e desalojados e reabilitação dos ambientes, afim de minimizar danos às pessoas.
O Coordenador da Defesa Civil Eduardo Moraes apresentou o trabalho de monitoramento que tem sido feito nas principais áreas de risco de inundações, enchentes e movimentação de massa em Lafaiete. Segundo ele, o foco desse planejamento é ter uma resposta rápida e eficaz durante esse período.
O plano de contingência mobiliza o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, secretarias municipais de Assistência Social, Defesa Social, obras, saúde, educação e desenvolvimento econôico, Procuradoria Municipal, Câmara Municipal, departamento de trânsito e setor de comunicação da prefeitura.
O trabalho da Defesa Civil também inclui monitoramento e cadastro das áreas de risco ao longo do ano. É possível receber alertas da Defesa Civil com alertas do tempo pelo seu celular. Basta enviar o CEP do local desejado para o número 40199.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 12/10/2022 - 11:47