Foi ministrada no dia 26 de setembro, na Escola Municipal “Napoleão Reis” para os alunos do Ensino Médio, uma palestra sobre o "Projeto Eleitor do Futuro", pela juíza eleitoral da 87ª Zona Eleitoral, Dra. Célia Maria Andrade Freitas Corrêa. Participaram do evento a promotora da Justiça Eleitoral, Dra. Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara, os voluntários da Secretaria Geral Eleitoral, José Eustáquio Pereira, Geraldo Dias Paes, o professor Luiz Paulo Rivelli, a diretora de Ação Pedagógica da SEMED professora Edilvânia Valéria Diniz Vieira Resende, a inspetora educacional Maria da Glória Souza Araújo e o diretor Luiz Rafael Vitoreti.
O professor Rivelli deu início aos trabalhos explanando sobre o projeto e seu objetivo maior que é o de despertar nos estudantes a consciência da importância de participar do processo de escolha dos governantes, lembrando a conquista recente (1988) da possibilidade de participação dos jovens de 16 e 17 anos no processo eleitoral.
A juíza Dra. Célia compartilhou experiências que aconteceram durante os processos eleitorais dos quais já participou e de como iniciou seu interesse pela política. A magistrada fez, também, um apelo sobre a necessidade dos alunos presentes procurarem se inteirar sobre os candidatos políticos da região e o histórico de trabalho deles. Ressaltou, ainda, a importância da colaboração dos alunos na distribuição e recolhimento das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições no dia 2 de outubro, assim demonstrando o aprendizado dos valores de cidadania.
Respondendo aos questionamentos dos alunos, a juíza explicou o processo de funcionamento da urna eletrônica, a impossibilidade de fraude, bem como a novidade de intérprete de libras disponibilizada na própria urna e, ainda, a necessidade de portar um documento com foto no ato da votação, o acesso ao aplicativo e-título para saber o local de votação. A juíza finalizou elogiando e agradecendo a parceria entre a Justiça Eleitoral, SEMED e a Escola Municipal “Napoleão Reis”.
Integrando a equipe, a promotora Doutora Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara mencionou o caráter engrandecedor do projeto, enfatizando o valor desta parceria e parabenizando os alunos pela participação no processo eleitoral. Segundo a promotora, “A mudança no mundo, começa dentro da gente!”
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 30/09/2022 - 16:03