A prefeitura de Congonhas, após receber recomendação dos técnicos do Comitê de Operações Especiais – COE, órgão que avalia os dados relacionados a pandemia da Covid-19 e direciona as ações no Município, publicou Decreto Municipal retirando a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em locais abertos e fechados.
Após análise dos dados epidemiológicos que apontam a redução nos índices de contaminação, internação e das taxas de mortalidade, bem como o avanço da cobertura vacinal, principalmente entre as crianças estudantes dos ensinos fundamental e médio, chegou-se a conclusão pela recomendação do uso das máscaras de maneira facultativa pela população em geral.
O uso das máscaras continua obrigatório para pessoas que atuam ou utilizam os serviços de Saúde, conforme sua complexidade e risco de contaminação da equipe.
Ainda de acordo com o Artigo 2º do Decreto: “Persiste, no entanto, a orientação para a população em geral, de que o uso de máscaras de proteção individual é medida de segurança e que sua eficácia foi comprovada por diversos estudos científicos. Faz-se necessário, no entanto, que seja utilizada de forma adequada, cobrindo corretamente o nariz e boca, prevenindo a transmissão da COVID-19, bem como outras enfermidades transmissíveis pelo ar”.
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS, também avaliando a eficácia de medidas simples, orienta a população para a higienização, com frequência, das mãos com água e sabão e/ou uso do álcool 70%. A SMS reforça ainda que a vacina é o meio mais eficiente para o controle da Covid-19 e de outras doenças previníveis. Assim, caso o esquema vacinal do usuário esteja incompleto ou sem alguma dose de imunizante, ele deve procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS de sua referência para agendamento das doses.
Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Foto: arquivo PMC
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 23/09/2022 - 13:00