Um incêndio em um terreno de mata mobilizou equipes da Defesa Civil, brigadistas e populares neste domingo, dia 11, na Vila Glicéria, região central de Congonhas. O fogo começou por volta das 10h40 e teve que ser debelado com o uso de caminhão pipa devido a intensidade das chamas.
Além do risco para os moradores da região, o incêndio provocou uma nuvem de fumaça que atingiu a região onde acontece o Jubileu do Bom Jesus agravando ainda mais a qualidade do ar que já está comprometida devido ao tempo seco e prejudicando por um período a festa que atrai muitas pessoas para a cidade.
De acordo com o diretor de Defesa Social da Prefeitura, Denilson Oliveira, as equipes da prefeitura dialogam com os moradores para tentar identificar os autores do incêndio, mas eles ainda não foram identificados.
A legislação municipal classifica como infração gravíssima provocar ou permitir queimadas em áreas verdes ou em locais a céu aberto e prevê advertências e multas ao infrator. O valor mínimo da multa simples para pessoas físicas ou empresas de pequeno porte é de R$ 10.185,09.
É importante lembrar que o fogo nunca está sob controle, por isso, o simples ato de queimar as folhas e galhos do seu quintal, pode se transformar em uma grande tragédia. E, além disso, as queimadas provocam sérios problemas respiratórios.
Em caso de flagrante, a infrator pode ser preso por até 4 anos. Provocar incêndios é crime! Denuncie:
Por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de Congonhas
Fotos: Defesa Civil
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 11/09/2022 - 18:30