Na última quinta-feira, 8 de setembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encaminhou o Plano de Outorga, minutas de edital e o contrato de concessão da BR-040/485/RJ/MG para o Tribunal de Contas da União (TCU). Para a próxima etapa, o projeto será avaliado e sua viabilidade técnico-econômica e ambiental será estudada. A expectativa do Ministério da Infraestrutura é abrir o edital no último trimestre ainda neste ano. A previsão é que o leilão para nova concessão aconteça no primeiro semestre de 2023.
Entenda o projeto
Os 482km de rodovia são divididos da seguinte forma:
- Rodovia BR-040/MG, entre o km 544,0 e o km 831,4, no Estado de Minas Gerais;
- Rodovia BR-040/RJ, entre o km 0,0 e o km 125,2, no Estado do Rio de Janeiro; e
- Rodovia BR-495/RJ, entre o km 3,4 e o km 34,5, no Estado do Rio de Janeiro.
O projeto de concessão visa a ligação entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Este é o principal corredor rodoviário do trecho e o objetivo é oferecer melhor qualidade no serviço, garantindo fluidez e segurança para todos os usuários. Aproximadamente, mais de 66 mil veículos circulam na rodovia diariamente. Espera-se da nova concessão investimentos em infraestrutura e serviços na ordem de R$9,2 bilhões em 30 anos de contrato. A expectativa é a geração de 117mil empregos diretos e indiretos.
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Postado por Mariana Carvalho, no dia 09/09/2022 - 10:19