Encontrar animais de grande e médio porte soltos em vias públicas e estradas dos municípios é uma realidade indesejada, que provoca acidentes graves e contribui para a proliferação de doenças. Nas cidades da região, a solução para esse impasse esbarrava na falta de um local apropriado para abrigar esses animais após retirá-los das vias públicas. Para a maior parte dos municípios, a construção e manutenção de um espaço eram o sinônimo de um custo que se tornaria alto para uma demanda não tão significativa. Agora, uma solução regional chega para colocar um fim nessa questão.
Com investimento estimado em R$ 139.231,58, uma estrutura adequada está sendo construída em Ouro Branco. A área escolhida é um terreno de 2,4h, cedido em comodato pela Gerdau, na localidade de Carreiras, na divisa com Conselheiro Lafaiete. “Os custos para implantação de um serviço de apreensão e um curral municipal são altos. A estrutura ainda exige apoio técnico constante. Assim sendo, mostrou-se mais vantajoso para os municípios a implantação dos serviços de forma consorciada, permitindo a divisão dos custos e a composição de equipe mais completa e capacitada”, explica Kenya Christinelli, diretora de Planejamento do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), responsável pela inciativa.
O projeto Curral Regional foi aprovado em Assembleia Geral e inclui, além da construção da estrutura que abrigará os animais, a prestação associada dos serviços de apreensão, transporte e guarda de animais de grande e médio porte, soltos em vias públicas municipais no perímetro urbano, nas rodovias federais e estaduais além de ferrovias, abrangendo os territórios dos municípios que aderirem ao programa. A obra teve início em 19 de abril e deve ser concluída até 15 de outubro deste ano.
“A mobilização de obra iniciou em 19 de abril. Logo no primeiro mês, foram concluídos os serviços preliminares e a movimentação de terra. A área de cercamento totaliza 1296 m² e é feita de perfis Viga I e cabos de aço. O telhado do curral tem 200 m² e foi concluído recentemente. Resta concluir o piso, a guarita para utilização dos vigilantes e diversos serviços como pontos de água e esgoto etc. A estrutura comportará aproximadamente 650 animais”, explica Kenya Christinelli. O custo da obra vem sendo rateado entre os municípios que, até o presente momento, aderiram ao programa: Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas, Itabirito e Caranaíba.
Após a conclusão da obra, terá início a fase de pré-operação do curral regional, que inclui as aprovações e licenciamentos que se fizerem necessários. “Uma comissão de representantes dos municípios que aderiram ao programa irá definir o início das operações. O Codap terá uma equipe própria, que irá recolher os animais nos municípios e levar para o Curral Regional”, acrescenta Kenya Christinelli. E para ter os seus animais de volta, os proprietários terão que pagar multas e taxas, ou correm um sério risco de, por descuido, ficarem sem a sua propriedade.
De acordo com a lei aprovada entre os municípios consorciados, se os proprietários não resgatarem seus animais em até 10 dias corridos a partir do dia seguinte a data de captura, o animal será colocado em adoção ou poderá ser destinado a leilão. Essa adoção poderá ser realizada por entidades sem fins lucrativos. E caso não haja instituições cadastradas para adoção ou que manifestem interesse na adoção, o animal será destinado a leilão público e a renda auferida será aplicada no programa.
Outros serviços
Além da implementação do programa Curral Regional, o Codap oferece para os seus 24 municípios consorciados vários outros programas e serviços, tais como: Castramóvel (castração de cães e gatos), Serviço Municipal Consorciado de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM-POA), Procon Regional, Abrigo Regional, programa de iluminação pública, compras coletivas, captação de recursos, serviços de engenharia, Abrigo Regional – Programa de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em situação de Risco Pessoal e Social e o Centro de Referência da Agricultura Familiar (Craf).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 03/09/2022 - 17:53