O Rotary Clube está apoiando a vacinação contra a Poliomielite, para crianças de cinco anos e jovens de até 15 anos. A campanha já vem ocorrendo desde o dia 8 de agosto. Em Lafaiete, a imunização ocorre em todas as unidades de ESF e unidade central de vacinação.
O objetivo da campanha é atingir pelo menos 95% de crianças entre um a quatro anos. O esquema vacinal de proteção contra a poliomielite orienta a aplicação de três doses, aos dois, quatro e seis meses de idade, com injeção intramuscular. Em seguida, a criança recebe reforço aos 15 meses e com quatro anos, via oral.
A multivacinação prevê que as cadernetas de crianças e adolescentes seja atualizada segundo o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Há a disponibilização de doses que protegem de doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e Covid-19, dentre outras.
Saiba mais
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. Em todo o mundo, as campanhas de imunização reduziram de centenas de milhares para apenas algumas dezenas o número de casos por ano. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 25/08/2022 - 14:41