Na manhã desta quinta-feira, 21, a Praça Tiradentes se coloriu para a realização da abertura oficial do XX Festival Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, o FACE. Diversos grupos teatrais que chegaram à cidade para o festival participaram do evento.
O prefeito Mário Marcu, e o Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, deram as boas vindas aos artistas de diversas cidades que chegaram para a fase nacional do evento. O prefeito expliou sobre a parceria da prefeitura com os segmentos culturais e o apoio constante ao setor de cultura, saudou os artistas e o homenageado, o artista plástico, Hélcio Queiroz.
O Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, ressaltou a importância do festival e destacou que hoje, ele é reconhecido como bem imaterial do município.
Foi realizada uma homenagem aos artistas e personalidades ligadas à área de arte e cultura, e, simbolizados por uma cadeira vazia, foram lembrados, Darcilia Rezende, Derminda Damasceno, Mary Luce, Silmar Tindico, José Carlos Seabra, Leo Japa, Tia Efigênia, Danny Dias, Avelina Noronha, Professora Leda, Edmar Tonholo e Tânia Laizo.
Após a homenagem, Hélcio Queiroz foi recebido pelos grupos teatrais que cantaram a música tema desta edição do FACE, “Se essa rua fosse minha”. Em seguida, ele presenteou a Casa do Teatro com um quadro feito por ele em mosaicos, e livros da Associação AMAR. Hélcio agradeceu pela homenagem do FACE e contou um pouco de sua trajetória.
Abrilhantaram o evento as bailarinas do Estúdio de Dança Kênia Najmah, que fizeram uma apresentação de dança com a música tema do festival. Em seguida, o quadro com a foto do homenageado foi encaminhado em cortejo até o Museu e Arquivo Antônio Perdigão, para integrar a galeria dos homenageados do festival.
O FACE segue com a programação até o próximo domingo, 24, com diversas peças teatrais para todos os públicos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 21/07/2022 - 14:50